Teve início no passado dia 14 de Janeiro a 2ª volta do Campeonato Nacional Basquetebol 1 – Zona Norte.
No final da 1ª volta Leça e Vale de Cambra Lideram isolados, logo seguidos da equipa do Esgueira com mais uma derrota, nos últimos lugares, Gaia e Olivais apenas com uma vitória cada.
Para esta jornada, aguardava-se com alguma espetativa o encontro entre Conimbricense e Vasco da Gama, pois em caso de vitória a Conimbricense igualaria a equipa do Vasco da Gama na tabela classificativa. As espetativas não saíram defraudadas, com um jogo muito equilibrado, mas a vitória a sorrir para a equipa visitante por escassos dois pontos de diferença.
Em Vale de Cambra, num encontro que opunha o líder ao oitavo classificado a tarefa da equipa da casa não se revelou nada fácil, perante um adversário desfalcado de alguns dos seus melhores elementos, lesão: António Almeida, Hugo Mota; Doença: Luís Silva, Dinis Amorim; Profissional: André Patarrana. Ainda assim a jovem equipa do Beira-mar deu excelente réplica.
“Os auri-negros entraram melhor na partida e aos 5 minutos venciam por 13-6, conseguindo ao longo desse período praticar um basquetebol de muito bom nível, vencendo o primeiro período por 21-19.
No segundo período, a equipa não conseguiu continuar no mesmo ritmo e o Vale de Cambra conseguiu impor a sua qualidade ofensiva (principalmente no jogo exterior) chegando ao intervalo já na frente por 43-35.
A segunda parte começou melhor para os aveirenses, conseguindo aproximar-se no marcador, mas o excesso de faltas de alguns jogadores importantes começou a condicionar o jogo defensivo da equipa, mas mesmo assim os auri-negros venceram o 3º período (19-18), entrando para os derradeiros 10 minutos com uma diferença de 7 pontos no marcador (61-54).
O último período foi o menos conseguido, sendo que nos primeiros 5 minutos desse parcial obtivemos somente 2 pontos, ao passo que o Vale de Cambra com 3 lançamentos exteriores aumentaram a vantagem. A maior rotatividade da equipa da casa também foi decisiva em termos de frescura, mas mesmo com esses contratempos a equipa nunca virou a cara à luta e ainda reagiu nos últimos minutos, mas não foi capaz de se superiorizar no marcador.” (Fonte, Blog Beira-Mar).
Mais a norte, o líder Leça, já com o seu novo reforço, Ricardo Pinto ex- Vitória de Guimarães, venceu com alguma facilidade a equipa de Montemor que parece perder o fulgor com que iniciou o campeonato. Resultado final, 76-44.
Em São João da Madeira a equipa da casa venceu confortavelmente o Olivais, dando mostras de uma subida de rendimento ao longo deste campeonato, Olivais que até vinha de um jogo bem disputado em sua casa com a equipa do Vasco da Gama, mas que mais uma vez denotou muitas fragilidades.
Finalmente em Esgueira, a equipa da casa com um começo demolidor, não deu qualquer hipótese à equipa do Gaia, e no final do primeiro período o resultado era já de 28-10. Daí até ao final, foi apenas aumentar a diferença, que no final se cifrou em 51 pontos, 93-42.
Resultados 10ª jornada
ACR Vale de Cambra 76-65 Beira-Mar
S. Conimbricense 59-61 Vasco da Gama
A.D. Sanjoanense 79-44 Olivais Coimbra
Esgueira/OLI 93-42 F.C. Gaia
GDB Leça 76-44 Clube Infante Montemor
Próxima Jornada
21/01/2012
Vasco da Gama - A.D. Sanjoanense, 21.00 Col. Gaia
Clube Infante Montemor - SCC, 21.00 Mun.Montemor
F.C. Gaia - GDB Leça, 21.00 FC Gaia
22/01/2012
OlivaisCoimbra - ACR Vale de Cambra, 16.30 Engº Augusto Correia
Beira Mar - Esgueira/OLI, 18.30 Pav SC Beira-Mar