Decorreu no fim-de-semana em Coimbra, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, a Taça Distrital da Associação de Basquetebol de Coimbra, no escalão de sub-16 femininos.
Nesta prova estiveram em competição as quatro equipas melhores classificadas do campeonato distrital.
Com organização partilhada entre a Académica e a Associação de Basquetebol, a prova decorreu da melhor forma, bom bastante público a comparecer, em especial para assistir ao jogo da final que opôs a equipa da casa ao CAD- Coimbra. Os jogos decorreram com muito fair-play mas também muita entrega das atletas e seus treinadores, todos queriam vencer o troféu.
Na primeira jornada a Académica venceu sem grande dificuldade a Columbófila de Cantanhede que nunca deixou de disputar cada lance do jogo, tendo mesmo equilibrado o 4º período. Contudo, o 3º período muito forte da equipa da casa não deixou qualquer hipótese às visitantes. No segundo jogo das meias-finais, o CAD–Coimbra Basquete venceu o Sporting Figueirense num jogo muito equilibrado onde a diferença se marcou da linha de lance livre. O CAD que sofreu mais 10 faltas que o adversário, e aproveitou bem essa vantagem.
A 2ª jornada começou com o jogo que atribuiu o 3º e 4º lugar. O Sporting Figueirense venceu a Columbófila de Cantanhede, equipa muito jovem e estreante neste ponto alto, mas que se bateu muito bem. A defesa mais forte das Sportinguistas e a superioridade nos ressaltos ofensivos ditaram o resultado final. O jogo foi disputado com muita velocidade, com ambas as equipas a defenderem em todo o campo, o que provocou muitos erros de parte a parte.
Entre os dois jogos da 2ª jornada realizou-se a final do concurso de lances livres. Cada equipa apresentou uma finalista que puseram à prova a sua capacidade de concentração e precisão.
O jogo da final foi um jogo como se deseja sempre, equilibrado até ao último instante, tendo sido necessário o prolongamento para se conhecer o vencedor.
A AAC, campeã distrital, esteve quase sempre a comandar o resultado mas o CAD nunca baixou os braços. As duas equipas causaram grandes dificuldades aos ataques contrários, e embora a AAC tenha conseguido provocar mais perdas de bola, o maior acerto nos lançamentos de 2 e em especial da linha de lance livre ditou o justo vencedor, a equipa do CAD.
Ficou assim atribuída a segunda Taça Distrital de sub-16 femininos ao CAD, num jogo que prendeu o público até ao final.
A estatística dos jogos foi assegurada pela equipa anfitriã com apoio da Associação de Basquetebol.
A arbitragem esteve bem, num fim-de-semana de “horas extraodinárias”.
Resultados e classificação e dados dos prémios - sub-16 femininos:
1ª Jornada
CAD-ACB 54- Sporting Fig. 41; MVP – Sara Luzio (CAD)
Académica 64 – Columbófila 36; MVP – Ana Sarmento (AAC)
2ª Jornada
3º/4º - Sporting Fig. 58 – Columbófila 51; MVP – Luísa Carvalho (Sporting)
Final – CAD 55 – Académica 51; MVP – Mariana Barreira (CAD)
Equipa Vencedor da 1ª Taça Distrital CAD – Coimbra Basquete
Prémio Concurso de Lances Livres
1º Class. Laura Fortuna (CAD)
2º Class. Gwladis Lemos (Sporting)
3º Class. Ana Catarina Amaro (AAC)
Prémio jogadora Mais Valiosa (Atribuído pela estatística)
Mariana Barreira (CAD)
5 Ideal
Sara Luzio (CAD)
Ana Catarina Amaro (AAC)
Ana Sarmento (AAC)
Luísa Carvalho (Sporting)
Matilde Melo (Columbófila)
Comentários