No passado fim-de-semana, o Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira foi o “palco principal” do Basquetebol de formação no distrito do Porto,
numa organização conjunta entre a Associação de Basquetebol do Porto e a C.M. Paços de Ferreira. Mais uma vez e tal como noutras organizações anteriores, o nível alcançado primou pela excelência, consagrando assim mais dois novos campeões distritais. Desta feita, foram as finais distritais de Sub-18 Masculinos e Sub-16 Femininos, realizadas em regime concentrado, que levaram um número significativo de adeptos da modalidade, à cidade de Paços de Ferreira, ao longo de 4 dias (de 26 a 29 de Janeiro).
No sector feminino o CPN confirmou o favoritismo granjeado na Fase Regular e também na surpreendente conquista do Título Distrital de SUB 19 Femininos (na semana anterior), com uma equipa constituída predominantemente por atletas SUB 16. Baseando o seu jogo numa defesa pressionante, que permitia a criação de inúmeras situações de finalização em contra-ataque, as jovens atletas do CPN, desde cedo, souberam ganhar vantagens confortáveis no marcador, não permitindo que os seus oponentes conseguissem entrar na discussão do resultado final.
Efectivamente, o jogo mais equilibrado foi o último (CPN x Maia BC), no qual o CPN, apenas no 2º período, permitiria algum equilíbrio no marcador. Com o resultado, ao intervalo, em 35 x 23, o 3º período viria a sentenciar a partida com um parcial de 26 x 9, retirando logo as poucas possibilidades esperadas de reacção por parte das jogadoras do Maia BC.
A equipa de Ermesinde, repetia assim o Título alcançado uma semana antes, no escalão de Sub-19, fazendo a chamada “dobradinha”.
Resultados
CPN 85 - 40 Académico
Maia BC 65 - 44 Valongo
Valongo 31 - 88 CPN
Maia BC 51 - 67 Académico
Académico 64 - 55 Valongo
CPN 75 - 50 Maia
O 5 Ideal eleito pelos treinadores foi o seguinte:
Sofia Almeida (CPN), Francisca Meinedo (CPN), Ana Moniz (CPN), Francisca César (Académico) e Ana Morais (Maia);
MVP: Ana Moniz (CPN)
Pelas 17H00 de domingo e perante uma plateia muito bem composta, chegava a vez do jogo decisivo no escalão de SUB 18 Masculinos. FC Porto e SC Vasco da Gama repetiam a Final de Sub-20 Masculinos, realizada na 4ª feira anterior, envolvendo (em ambas as equipas) alguns dos mesmos atletas que então actuaram. O FC Porto procurava recuperar o Título perdido na última temporada (precisamente para o SC Vasco da Gama) procurando fazer jus ao 1º lugar conquistado na Fase Regular anterior. Por seu turno, os actuais campeões em título procuravam repetir o feito da última época e dos primeiros dias da semana (Campeões Distritais Sub-20 Masculinos).
Os portistas entravam melhor no jogo, fruto do acerto do seu jogo exterior (1º Período: 18 x 13). Porém, no 2º Período os vascaínos reagiriam na sequência de uma maior supremacia nas tabelas (19 Ressaltos contra 11 do FC Porto), com João Guimarães a destacar-se. O 3º Período regista o acentuar das dificuldades ofensivas sentidas pelos jovens atletas do FC Porto, perante o total domínio das tabelas (Ressaltos: FC Porto 25; SC Vasco Gama 44), conseguido pelos SC Vasco da Gama, facto que muito contribuiria para o resultado final registada.
À imagem do sucedido 2 horas antes com o CPN, também o SC Vasco da Gama fazia a “dobradinha” junto ao titulo distrital de SUB 20 Masculinos o de SUB 18 Masculinos.
Resultados
Porto 80 - 44 Póvoa
Vasco da Gama 85 - 64 D. Leça
D. Leça 50 - 63 Porto
Vasco da Gama 70 - 52 Póvoa
Póvoa 75 - 70 D. Leça
Porto 44 - 63 Vasco da Gama
O 5 Ideal eleito pelos treinadores foi o seguinte:
Pedro Meireles (D. Leça), Edgar Gonçalves (Póvoa), Agenor Rolo (Porto), João Coelho (Póvoa) e João Guimarães (Vasco da Gama).
MVP: Pedro Meireles (D. Leça)