Prosseguiu, com a realização da 12ª jornada, o Campeonato Nacional Basquetebol divisão 1. Em Vale de Cambra, num jogo entre vizinhos a equipa da casa levou a melhor sobre a rival Sanjoanense.
Começou melhor a equipa do Vale de Cambra que rapidamente ganhou ascendente. Com uma defesa muito agressiva, e transições muito rápidas a equipa da casa rapidamente ganhou vantagem, chegando ao final do 1º período com uma vantagem de 13 pontos, 22-9.
No segundo período a equipa da Sanjoanense melhorou a prestação defensiva e melhorou o seu ataque conseguindo recuperar da desvantagem sofrida, não evitando porém estar ainda a perder ao intervalo, mas por apenas 8 pontos de diferença, 34-26.
A segunda parte foi quase uma cópia da 1ª, com a equipa da casa a aumentar novamente a vantagem que se cifrou sempre na casa dos 10 pontos, controlando o jogo até ao final, garantindo uma vitória, justa pela diferença de 9 pontos, resultado final, 62-53. Pedro Torcato esteve em especial evidência, convertendo pontos, quer em rápidas saídas para o contra-ataque, quer em lançamentos de longa distância.
Em Esgueira num jogo entre equipas que ocupam lugares opostos na classificação geral, o conjunto verde e branco entrou em campo um pouco relaxado, permitindo à formação de
Coimbra um bom começo de partida. Essa boa atitude permitiu-lhe equilibrar o encontro durante a primeira parte, que, ainda assim, terminou com o Esgueira/OLI a vencer por dez pontos.
Na segunda parte, com um início mais de acordo com o que tem habituado os seus adeptos, e apesar da atitude muito positiva do Olivais, a equipa da casa foi aumentando a sua vantagem até ao final do jogo, vencendo, com naturalidade, por 79-53, somando, dessa forma, o quinto triunfo consecutivo no campeonato. Resultado final Esgueira 79, Olivais 53.
O Leça, recebeu a equipa do Beira-Mar, que vinha de um excelente jogo contra o rival Esgueira, em que apenas sucumbiu, nos últimos segundos. A equipa do Leça não facilitou, e quis garantir a liderança deste campeonato e venceu folgadamente por uma margem de 20 pontos, 87-67.
Em Montemor jogaram 4º e 5º classificados, a equipa da casa bateu o Vasco da Gama por 70-60, não conseguindo no entanto ascender à 4ª posição na tabela pois na primeira volta tinha perdido pela diferença de 14 pontos.
Finalmente a Conimbricense, a jogar em casa, infligiu mais uma derrota à equipa do Gaia, desta vez, por números mais expressivos do que na 1ª volta, em que tinha ganho por 1 escasso ponto. 72-54, foi o resultado final, ocupando a Conimbricense o 6º posto da classificação e o Gaia a sétima, vendo cada vez mais distante dos lugares de acesso ao Play off final.
Na classificação geral, nada de novo, Leça e Vale de Cambra comandam, seguido do Esgueira à espreita na terceira posição. F. C. Gaia e Olivais de Coimbra, são cada vez mais últimos.
Classificação atual
Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
|
Na próxima jornada há a destacar a deslocação do Esgueira ao recinto da Sanjoanense e do Vale de Cambra ao Vasco da Gama.
Próxima jornada
04/02/2012
F.C. Gaia - Clube Infante Montemor, 16.00 - FC Gaia
A.D.Sanjoanense - Esgueira/OLI, 17.00 - Pav Mun. Paulo Pinto
Vasco da Gama - ACR Vale de Cambra, 21.00 - Col. Gaia
05/02/2012
OlivaisCoimbra - GDB Leça, 16.30 - Engº Augusto Correia
Beira Mar - SCC, 18.30 - Pav SC Beira-Mar