Prosseguiu no passado fim de semana, com a realização da 13ª jornada, o Campeonato Nacional de Basquetebol Divisão 1.
O jogo entre o Vale de Cambra e o Vasco da Gama era aquele que poderia deixar mais dúvidas no resultado final, dada a posição ocupada por estas equipas na classificação geral. O Vasco da Gama fazendo valer sem dúvida o fator casa, venceu confortavelmente por 59-45, num jogo em que as defesas se sobrepuseram aos ataques, mas em que a equipa do Vasco limitou muito o poderio ofensivo da equipa de Vale de Cambra e venceu. Com esta derrota a equipa de Vale de Cambra foi apanhada pelo Esgueira na classificação ocupando ambos o 2º lugar.
Esgueira que na partida em São João da Madeira começou mal, chegando ao final do 1º período a perder por 6 pontos de diferença , 20-14. No segundo período com uma defesa asfixiante, e com os “bombardeiros” do Esgueira perfeitamente em dia sim (6 em 6 de lançamentos 3 pontos neste período) a equipa de verde recuperou fazendo um parcial de 30-11. Chegava-se ao intervalo com o Esgueira na frente 44-31.
Na terceiro período a produção ofensiva baixou e ambas as equipas apenas marcaram 13 pontos mantendo-se a diferença nos 13 pontos. No último período, a equipa do Esgueira aumentou a vantagem chegando a 18 pontos e quando se pensava que tudo estava resolvido a equipa da casa, que nunca baixou os braços, ainda se aproximou, assustando os forasteiros, que mesmo assim controlaram o jogo até ao final vencendo 77-73.
Na deslocação a Coimbra o líder, Leça, confirmou o bom momento que atravessa e venceu sem margem para dúvidas o Olivais por 54-81.
Em Gaia, mais uma vez a equipa da casa não conseguiu a tão desejada segunda vitória no campeonato. O Montemor venceu por 18 pontos de diferença, 54-72 e mantém-se na perseguição ao 4º lugar da tabela classificativa.
Finalmente em Aveiro, no pavilhão assistiu-se ao jogo mais disputado da jornada, a equipa da casa regressou às vitórias vencendo após prolongamento a equipa do Sport Conimbricense, num jogo em que o jovem João Teles “brilhou” com 30 pontos convertidos.
Na classificação geral há a destacar a subida do Esgueira ao 2º lugar empatado com o Vale de Cambra.
Nas próxima jornada há a destacar o dérbi entre Sport Conimbricense e Olivais e o jogo da jornada é sem dúvida o que opõe o Esgueira à equipa do vale de Cambra.
Sábado, 11 de Fevereiro
F.C. Gaia - Vasco da Gama
SCC - Olivais Coimbra
Esgueira/OLI - ACR Vale de Cambra
GDB Leça - A.D. Sanjoanense
Clube Infante Montemor - Beira Mar