Duas semanas depois de ter iniciado a preparação em Rio Maior com vista a uma participação condigna no Campeonato da Europa de Seniores Femininos,
a Seleção Nacional está concentrada desde domingo à tarde numa unidade hoteleira nos arredores da Costa da Caparica, continuando a fazer treinos bidiários.
O selecionador Ricardo Vasconcelos mantém em estágio 14 jogadoras, sendo que duas delas terão que sair aquando da escolha das 12 que irão começar a competição a sério a 13 de Junho, em Yuzhny, cidade ucraniana a cerca de 50 quilómetros de Odessa, defrontando a congénere da Ucrânia.
Tal como no ano passado voltamos a não poder contar com uma pedra importante, a extremo/poste Paula Muxiri, que alegou ter assinado um contrato de trabalho a iniciar em meados de Junho, em Angola, terra onde nasceu. Isto para além de a poste Sónia Reis que se lesionou gravemente em Março de 2011 ao serviço das campeãs de Espanha (Ros Cazares, de Valência), ainda não estar completamente recuperada, após duas intervenções cirúrgicas a que foi submetida, a primeira logo a seguir à lesão e a segunda no final do ano. Também Célia Simões, a base /extremo do CJ Boa Viagem, que fez parte das duas campanhas anteriores (2010 e 2011), solicitou dispensa devido a compromissos escolares (exames).
Mas felizmente que nem tudo são más notícias. Saúde-se o regresso da capitã do CAB Madeira, a base/extremo Carla Freitas, que fez uma excelente temporada, após 3 anos de ausência, já que a última vez em que envergou o jersey das quinas tinha sido em Julho de 2009, nos Jogos da Lusofonia, realizados em Sintra. E a ausência de Paula Muxiri abriu portas a outra jogadora interior, também naturalizada, a poste Sofia Carolina Silva, campeã nacional pelo Algés há duas semanas.
Para aferir a condição físico-técnica das atletas convocadas e proporcionar ritmo competitivo, Ricardo Vasconcelos programou dois jogos de preparação com a Suécia, nossa velha conhecida, pois fez parte do nosso grupo nos dois últimos Campeonatos da Europa (2009 e 2011). O último confronto entre as duas seleções teve lugar a 11 de Junho do ano transacto, em Casal de Cambra, com vitória das suecas por 65-55.
A Suécia está no Grupo D, tendo a companhia da Alemanha, Espanha, Roménia e Bulgária, enquanto Portugal calhou no Grupo A, com a Ucrânia, Bielorússia, Hungria e Israel.
As 14 jogadoras em estágio são as seguintes:
- Carla Nascimento (Cáceres, de Espanha)
- Michelle Brandão (Universidade Old Dominion)
- Maria João Correia (CAB Madeira)
- Larisse Lima (CRCQ Lombos)
- Carla Freitas (CAB Madeira)
- Ana Oliveira (Algés)
- Daniela Domingues (AD Vagos)
- Lavínia Silva (CJ Boa Viagem)
- Joana Lopes (AD Vagos)
- Sara Filipe (Algés)
- Tamara Milovac (CAB Madeira)
- Sofia Carolina Silva (Algés)
- Débora Escórcio (ADBA, de Espanha)
- Telma Fernandes (GDESSA)
Integram ainda o staff os treinadores-adjuntos Eugénio Rodrigues e José Araújo, o secretário Nuno Manaia e a fisioterapeuta Maria José Pires.
Calendário de jogos
Amanhã (5ª feira)
Portugal-Suécia, no Complexo de Desportos de Almada, a partir das 21H30
Depois de amanhã (6ª feira)
Portugal-Suécia, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, a partir das 20H30
Convidam-se todos os entusiastas da modalidade a aparecerem para apoiar a selecção nacional, sendo que as entradas são livres.