A Seleção Nacional perdeu o seu primeiro encontro da fase de qualificação para o Eurobasket 2013, em Sassari (Sardenha) por 97-45.
Diante de 3000 adeptos vestidos de azul, a seleção italiana foi mais forte desde o apito inicial e mostrou que é um dos fortes candidatos a marcar presença no próximo ano na Eslovénia. Para piorar o cenário para a seleção portuguesa, o treinador italiano Simone Pianigiani pôde ainda contar, pela primeira vez este ano, com a grande estrela da equipa, Danilo Gallinari.
Com uma defesa agressiva e um ataque confiante, os Italianos dominaram praticamente todos os parâmetros estatísticos e nunca permitiam aos atletas lusos entrar sequer na discussão pela vitória.
Resultado final: 97-45
Por períodos: 24-7, 26-13, 25-9, 22-16
Por Portugal, os melhores foram João “Betinho” Gomes com 9PTS e 8RES, Jaime Silva com 8PTS e Miguel Minhava com 6PTS, 4RES e 2ASS. Pela equipa da casa, os melhores foram Pietro Aradori com 21PTS e Angelo Gigli com 14PTS, bem acompanhados por Stefano Manchineli 11PTS e 6RES e Danilo Gallinari 10PTS e 9RES.
No outro encontro do grupo F, a Republica Checa conseguiu um importante triunfo fora de casa, ao vencer na Bielorrússia por 65-73.
O próximo desafio de Portugal está marcado para o dia 21 de Agosto, em Almada diante da Republica Checa, que entretanto joga em casa com a Itália no dia 18.
Comentários
Há que olhar em frente e relativizar, andamos anos a fazer CAR´s e centros de treino para criarmos uma elite de competição. Não percebemos que o valor médio do jogo é que é sustenta a modalidade e não o criar em cativeiro jogadores, enquanto não tivermos basket de qualidade desde Bragança ao algarve, passando pelas ilhas não sairemos deste marasmo.
Sobre o jogo acrescentar que Gallinari jogou apenas 15 minutos, e que faltam Bellineli e Bargagni nesta selecção... estamos a anos luz do basket europeu onde por norma os clubes tem bom nivel e os centros de treino não existem...