Na jornada 1 da Liga Feminina merece destaque, estatisticamente falando, o CAB Madeira ao colocar as suas duas jogadoras americanas no cinco ideal da jornada.
A MVP global da 1ª jornada da Liga Feminina é a jogadora americana Justine Raterman do CAB Madeira que obteve a valorização de 39 pontos. A jogadora, que é oriunda da Universidade de Dayton, é de nacionalidade americana e concluiu este ano a sua licenciatura em Matemática. Tem 1.87 metros de altura e joga nas posições de poste e de extremo-poste. No seu último ano na faculdade, Justine Raterman ganhou o ‘Wooden Award Feature’, que distingue as melhores jogadoras da liga universitária.
Nesta 1ª jornada do Campeonato da Liga Feminina Justine Raterman foi também a melhor marcadora da jornada ao marcar 29 pontos. Ainda ganhou 10 ressaltos, roubou 3 bolas, ganhou 3 faltas e fez 1 desarme de lançamento. Note-se que atingiu uma percentagem de 85% nos lançamentos de 2 pontos (11 em 13) e marcou todos os 4 lances livres de que dispôs.
A MVP portuguesa da 1ª jornada é a internacional sénior Ana Teixeira, capitã da equipa do Vagos que contribuiu para a vitória da sua equipa com 14 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos de bola e 3 faltas provocadas.
Catarina Vieira (Académico) de 19 anos foi a MVP jovem (nascida desde 1992) da 1ª jornada; fez a sua formação no Sporting Clube Coimbrões tendo passado ainda pelo GRIB e pelo CPN. Marcou 23 pontos, ganhou 6 ressaltos (4 ofensivos), fez 3 assistências, roubou 3 bolas e sofreu 3 faltas.
O cinco ideal global da jornada ficou constituído por
- 1º Justine Raterman (CAB Madeira) - 39
- 2º Laura Broomfield (Algés) - 38
- 3º Tyeasha Moss (GDESSA-Barreiro) - 33.5
- 4º Carmen Reynolds (CAB Madeira) - 30
- 5º Ana Teixeira (Vagos) - 25
O cinco ideal português da jornada é
- 1º Ana Teixeira (Vagos) - 25
- 2º Catarina Vieira (Académico) - 24,5
- 3º Inês Faustino (Vagos) - 21,5
- Tatiana Milovac (Boa Viagem) - 21,5
- 5º Carsidália Silva (Olivais) - 20,5
A ressaltadora da jornada foi Tyeasha Moss (GDESSA-Barreiro) com 17 ressaltos (7 ofensivos)
Houve 2 rainhas de assistências, ambas do Boa Viagem: Lavínia Silva e Celia Simões fizeram 6 assistências cada uma.
O maior número de pontos foi marcado pela MVP da jornada Justine Raterman (CAB Madeira) que marcou 29 pontos.
Quem mais bolas roubou foi Joana Canastra (Montijo) que roubou 5 bolas
Nota: considerou-se que o jogo CAB Madeira - Ovarense fez parte da 1ª jornada por ter sido jogado no mesmo fim de semana que os restantes jogos da 1ª jornada.