Aquele que é considerado por muitos como o melhor jogador de basquetebol de sempre completa hoje 50 anos de idade. É altura de dar os parabens a Michael Jordan.
Neste meio século de vida, Jordan atingiu inúmeros feitos. Dentro de campo, conquistou seis anéis de campeão, seis prémios de MVP das Finais, cinco títulos de MVP da fase regular enquanto presenteava os adeptos do jogo com incontáveis momentos inesquecíveis. No entanto, a sua influência estendeu-se muito para lá das quatro linhas, com Jordan a inovar e a mudar para sempre o mundo do marketing. His Airness foi capaz de vender a sua imagem e a sua marca, influenciando atletas não só de basquetebol como de muitas outras modalidades. Jordan foi e continua ser a imagem mais bem explorada de sempre, aquela que a NBA melhor conseguiu vender e uma das que mais terá contribuído para elevar o basquetebol norte-americano a um produto de nível mundial e altamente rentável.
Ao contrário de muitos outros que após pendurarem as botas, desapareceram de cena, Jordan continua a ser uma referência no mundo dos negócios. Só no ano passado, estima-se que terá faturado cerca de 80 milhões de dólares, muito mais do que a maioria dos jogadores em atividade. De facto, dez anos depois do seu último jogo na NBA, os contratos com a Nike, Gatorade, Hanes, Upper Deck, 2K Sports, Presbyterian Nealthcare e Five Star Fragrances continuam vivos e da boa saúde. E além disso, Jordan é ainda proprietário de seis restaurantes, um stand de carros, moto clube e 80 por cento dos Charlotte Bobcats.
A marca Air Jordan, que é parte integrante da Nike, é a que mais contribuiu para os enormes lucros de Michael Jordan. A parceria entre Jordan e a Nike dura desde 1984, altura em que assinaram o primeiro contrato anual no valor de 500.000,00 dólares, acrescidos de prémios comerciais. Atualmente o valor do contrato é secreto, contudo estima-se que a sua licença lhe renda aproximadamente 60 milhões de dólares por ano. Após 30 anos no mercado, a marca Air Jordan é um sucesso, controlando 58% do mercado mundial de sapatilhas de basquetebol em 2012. Em segundo lugar seguem-se Nike com 34%, Adidas com 5,5% e Reebok com 1,6%.
Atualmente a receita global da marca Jordan é de cerca de 1,75 biliões de dólares em todo o mundo. A título de curiosidade, ao compararmos estes números com os do jogador da atualidade que mais vende, LeBron James, a relação entre as vendas de um e de outro é de 6:1, a favor de Michael Air Jordan, claro.
Cumprido que está meio século da vida, Michael Jordan deixou marcas profundas e exemplos memoráveis. E tudo indica que não vai ficar por aqui.
Feliz aniversario, Michael!