Aproximando-me da fase mais importante da época, não só da minha equipa mas também com a “March Madness” e os play-offs da NBA quase a chegar, deixo aqui um lista qualidades dos “Excelentes Jogadores”.
Aquilo que mais gosto desta lista é que 100% destas qualidade é controlável pelo jogador. Existem características que os jogadores escolhem ter. Um excelente jogador não é o que tem 2 metros ou consegue afundar de qualquer maneira, não é o que esta lista irá dizer.
Esta lista é para qualquer jogador que escolha trabalhar e melhorar todos os treinos e jogos. Se queremos tornar-nos um excelente jogador, muitas destas coisas abaixo são possíveis com trabalho no treino todos os dias:
- Os excelentes jogadores...vão atrás de qualquer ressalto nas duas tabelas – são inteligentes ao fazer e agressivos;
- Os excelentes jogadores...correm o mais depressa possível nos contra-ataques e recuperações defensivas;
- Os excelentes jogadores...são sólidos na defesa – tanto defende o seu atacante como estão pronto para a ajuda defensiva. Fazem coisas que os atacantes odeiam!
- Os excelentes jogadores...contestam sempre todos os lançamentos. Não caem em simulações de lançamento ou de penetração. Tentam tocar na bola em todos os passes, fazem constante contacto quando os atacantes cortam e sofrem faltas atacantes.
- Os excelentes jogadores...não arriscam mais do que sabem que podem fazer no ataque ou na defesa. Tentam fazer a movimentação eficaz e não aquela que parece bonita.
- Os excelentes jogadores...são fortes quando tem a bola, não deixam que nenhum defesa tire a mesma e não deixam a bola à mostra para ser roubada.
- Os excelentes jogadores...jogam sobre controle e em diferentes velocidades. Sabem como aproveitar os diferentes ritmos.
- Os excelentes jogadores...jogam tal como treinam, intensamente! Não têm um botão de ligar e desligar – esse botão está sempre LIGADO!
- Os excelentes jogadores...permitem que sejam treinados. Fazem contacto com os olhos do treinador, ouvem e recebem de braços abertos todas as instruções. Desejam constantemente serem melhores.
- Os excelentes jogadores...são excelentes colegas. Eles suportam, transmitem energia positiva e fazem com que isso seja contagioso.
- Os excelentes jogadores...JOGAM PRESENTE! Focam-se apenas no que conseguem controlar. Não se distraem com o que não conseguem controlar.
- Os excelentes jogadores...aproveitam todas as oportunidades que lhes dão para melhoram. Todos os exercícios, todos os treinos e todos os jogos são uma oportunidade para melhorar.
- Os excelentes jogadores...são mentalmente fortes. Sentem-se confortáveis dentro do desconforto.
- Os excelentes jogadores...conseguem girar no seu pé pivot para ambos os lados e driblar, passar e concretizar perto do cesto com ambas as mãos. Não tem uma mão fraca!
- Os excelentes jogadores...amam e respeitam o jogo de basquetebol. Não jogam por dinheiro e fama, jogam por amor ao jogo!
- Os excelentes jogadores...não são egoístas com a bola. Passam quando um colega está sozinho. Eles sabem que o objectivo é que a equipa consiga o MELHOR lançamento possível, não o SEU melhor lançamento.
- Os excelentes jogadores...não comentem faltas estúpidas. Eles sabem que o seu talento torna-se nulo sempre que vão para o banco pelo motivo de faltas a mais.
- Os excelentes jogadores...são estudantes do jogo. Vêm jogos. Estudam os adversários. Estudam-se a si próprios.
- Os excelentes jogadores...dão valor a cada posse de bola. Não são descuidados com a bola. Fazem passes inteligentes e lançamento com altas percentagens de concretização.
- Os excelentes jogadores...não esperam pelo treino ou o jogo que comece...eles preparam-se antes. Preparam-se mentalmente e fisicamente.
- Os excelentes jogadores...são super competitivos. Detestam mais perder do que gostam de ganhar. Competem em tudo o que fazem!
- Os excelentes jogadores...sabem sempre quanto tempo falta de jogo e qual o resultado. Sabem quantos descontos de tempo têm tal como as faltas de ambas as equipas.
- Os excelentes jogadores...mantêm o jogo na cabeça mesmo depois de acabar. Sabem exactamente o que aconteceu tanto em posses de bola defensivas como ofensivas.
- Os excelentes jogadores...são rigorosos quando têm a bola, adoram o contacto físico quando penetram para o cesto e gostam de ir para a linha de lance livre.
- Os excelentes jogadores...imediatamente pensam na “próxima jogada”. Não perdem tempo a pensar no lançamento que falharam ou no “turnover” que fizeram...compensam automaticamente na defesa.
- Os excelentes jogadores...fazem jogadas e não desculpas. Não querem saber dos árbitros, se o chão escorrega ou se o pavilhão está frio. Eles simplesmente jogam!
- Os excelentes jogadores...são os primeiros no pavilhão...e os últimos a sair TODOS OS DIAS!
- Os excelentes jogadores...não se preocupam com a critica. Preocupam-se mais em trabalhar para nunca estarem sujeitos à mesma.
- Os excelentes jogadores...fazem tudo para que os colegas tenham o maior sucesso possível.
- Os excelentes jogadores...sabem que o seu legado é medido na sua habilidade em conseguir títulos.
- Os excelentes jogadores...preferem jogar o jogo do que outra coisa qualquer. Eles amam realmente o jogo.
- Os excelentes jogadores...tentam ser o mais completos possíveis. O seu jogo pode “magoar” o adversário nas mais diversas maneiras.
- Os excelentes jogadores...são excelentes comunicadores. Falam constantemente em ambos os lados do campo.
- Os excelentes jogadores...querem a bola nas suas mãos quando o jogo está nos momentos decisivos pois sabem que todo o trabalho realizado até aquele momento dá-lhes grandes probabilidades de sucesso.
- Os excelentes jogadores...treinam com um objectivo. Os seus treinam são intensos e com progressões planeadas em termos de alcançar patamares. Não fazem nada de forma causal.
- Os excelentes jogadores...dão de volta à sua equipa e à modalidade em geral participante nos mais diversos programas com jovens, publico e/ou caridade (entre outros). Sentem-se orgulhosos e humildes por tudo o que o jogo lhes tem dado.
- Os excelentes jogadores...são responsáveis pela nível de toda a equipa em termos de trabalho, intensidade e comunicação em todos os exercícios, treinos e jogos.
- Os excelentes jogadores...estão sempre pensando duas jogadas à frente.
- Os excelentes jogadores...fazem sentir os seus colegas, e treinadores responsáveis pelo processo. Acreditam que o colectivo é responsável pelo bem e pelo mau.
- Os excelentes jogadores...jogam em “linhas rectas” e “ângulos”. Fazem cortes precisos para o cesto e bloqueios fortes e sólidos.
- Os excelentes jogadores...adoram jogar e competir contra outros grandes jogadores.
- Os excelentes jogadores...fazem com que todos os detalhes sejam pequenos demais e que o mais pequeno detalhe irá faze-los melhor.
- Os excelentes jogadores...tem os seus valores humanos bem altos. Valorizam muito os seus colegas, a vitoria e o melhoramento constante.
- Os excelentes jogadores...nunca estão contentes e conformados.
- Os excelentes jogadores...não arranjam desculpas para falhar treinos. Treinam a qualquer hora, em qualquer sitio, a qualquer momento!
Eu Vejo-te...
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Comentários
Obrigado pelas palavras mas este documento não preciso de citação da fonte, este documento é um guia orientador do que eu acho que são as características que um excelente jogador deverá ter, certamente poderemos juntar muitas mais. O basquetebol torna-se fácil quando existe uma orientação em todos os campos, mas é preciso que haja e não apenas deixar "navegar o barco ao sabor das ondas". Este documento é de todos nós e feito por todos nós.
Abraço
Desta forma poderemos contribuir para que se crie uma massa crítica que dê novamente valor ao trabalho, ao treino, à persistência e à dedicação.
Se queremos que estes pontos surjam com prazer e paixão (como muito bem referiu o companheiro Joaquim Oliveira) fomentemos esse mesmo prazer e paixão em todos os treinos.
Naturalmente voltaremos a ter jogadores a sorrir em jogo. Obrigado Nuno pelo excelente contributo e permite-nos de forma insistente fazer chegar esta lista o mais longe possível.
Abraço