São doze, exactamente o número duma equipa de basquetebol, o número de árbitros escolhidos para a lista final da iniciativa Cem Anos Cem Nomes.
Não cabe ao Planeta Basket fazer tal exercício, mas, embora muito difícil por abarcar diferentes épocas, seria curioso escolher quem desta equipa constituiria o cinco inicial e quem seria o MVR - Most Valuble Referee.
Este seria um exercício para além de difícil muito ingrato, até porque as regras vigentes no tempo de Artur Tavares e o próprio jogo, são muito diferentes das actuais. Se há modalidade que está sempre em permanente evolução é o basquetebol. Ao contrário de outras modalidades, como por exemplo o futebol que se esforça por conservar as suas regras, no basquetebol as alterações às regras visam conservar o espírito com que o jogo foi criado: um jogo vivo, atractivo e dinâmico. Mas não são apenas as regras que tem vindo a ser alteradas, também a técnica da arbitragem tem tido grande evolução, nomeadamente com a introdução do terceiro árbitro. Dos nomes escolhidos apenas um está em actividade dentro do campo, Fernando Rocha.
A lista dos árbitros é a seguinte:
- Alberto Costa
- Alvaro Martins
- António Pimentel
- Artur R. Tavares
- Fernando Rocha
- José Araújo
- M. Ribeiro da Silva
- Orlando Rebelo
- Pedro Jorge
- Rui Valente
- Tozé Coelho
- Valdemar Cabral
Falta-nos indicar 19 treinadores e 46 jogadores e jogadoras para completarmos a lista dos cem nomes. Com mais avaliações e mais de 300 visitas do que a lista dos jogadores a segunda mais visitada desta iniciativa, amanhã iremos divulgar a lista, que nos parece estar a levantar mais curiosidade: os treinadores.