Os San Antonio Spurs entraram da melhor maneira na Final da NBA. Mesmo a jogar em casa dos campeões em título, a equipa orientada por Gregg Popovich conseguiu superiorizar-se vencendo por 88 – 92.
Apesar do 10.º triplo-duplo da carreira de LeBron James em jogos do play-off — 18 pontos, 18 ressaltos e dez assistências — os texanos nunca viraram a cara à luta, recuperando de uma desvantagem de nove pontos para conseguir o importante triunfo no jogo inaugural da série.
Os Spurs, que tiveram em Tony Parker (21pts. e 6ass.) e Tim Duncan (20pts. e 14ress.) as suas principais armas ofensivas, demonstraram estar muito bem preparados para a defesa agressiva dos Miami Heat, cometendo apenas quatro perdas de bola durante todo o jogo.
Beneficiando de algum desgaste dos Heat, que tiveram menos cinco dias de descanso depois de serem obrigados a jogar sete partidas contra os Indiana Pacers, os Spurs entraram na partida a toda a velocidade. Um parcial de 0 – 9 após o cesto inicial de Dwayne Wade (17pts.) permitiu ao conjunto texano alcançar uma vantagem de sete pontos com apenas dois minutos jogados.
Após o início conturbado os da casa voltaram a equilibrar a partida, chegando mesmo ao final do 1.º período em vantagem (24 – 23). Aproveitando a vantagem anímica da recuperação, os Heat conseguiram uma vantagem de nove pontos (38 – 29) durante o 2.º quarto, obrigando a que fossem os visitantes a terem de correr atrás do resultado.
Só no derradeiro período é que os texanos conseguiram voltar a igualar a partida. Um empate a 76 com oito minutos para jogar deixava tudo em aberto e prometia um final emocionante. Mas assim que os Spurs assumiram a liderança (78 – 79) não mais a deixaram fugir.
LeBron James ainda fez sonhar os adeptos dos Heat quando reduziu a diferença para apenas dois pontos a 31 segundos do fim (88 – 90). Com tempo para defender e ainda ter uma posse de bola para igualar ou passar para a frente, os de Miami tinha de impedir que os Spurs convertessem cesto para manterem vivas as esperanças de vencer o 1.º jogo da final.
Contudo, Tony Parker não tremeu. Depois de esgotar todo o tempo de ataque o base francês converteu um lançamento à tabela que estabeleceu o resultado final em 88 – 92.
Resultado do 1.º jogo da Final da NBA:
- Miami Heat 88 – 92 San Antonio Spurs (0 – 1)