Jason Kidd é o novo treinador dos Brooklyn Nets. Poucos dias após a sua retirada como jogador, apesar de ainda ter mais um ano de contrato com os NY Knicks,
o antigo base de 40 anos assumiu surpreendentemente a liderança dos Nets. Kidd regressa assim a uma equipa que representou durante sete temporadas (de 2000/2001 a 2007/2008), quando os Nets ainda “moravam” em New Jersey.
Sem treinador desde o final da temporada após a saída de P.J. Carlissimo, que a meio da época tinha sido eleito como treinador interino após a rescisão com Avery Johnson, os responsáveis de Brooklyn optaram por um treinador sem experiência mas com um currículo invejável enquanto jogador. Humilde, o mais recente treinador da NBA reconheceu que ainda “tem muito que aprender” na função, mas não é por falta de liderança ou de conhecimento do jogo que os Nets vão ficar a perder com a aquisição de Jason Kidd.
Kidd, que é o 2.º jogador com mais assistências e roubos de bola e o 3.º com mais lançamentos de três pontos convertidos na história da NBA, assumiu estar “nervoso” durante a sua apresentação como treinador dos Nets. “Sou um rookie. Passei de jogador mais velho da liga para um treinador estreante”, lembrou.
Relativamente aos objetivos que tem para a próxima época, o futuro integrante da lista do Hall of Fame da NBA diz-se “entusiasmado” com o “desafio” que lhe foi proposto. “Temos uma oportunidade especial de construir uma equipa com capacidade de discutir o título”, garante.
Kidd tem à sua disposição um plantel que conseguiu o 4.º lugar na conferência Este, sendo eliminados na “negra” pelos Chicago Bulls na 1.ª eliminatória. Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez são os principais jogadores do conjunto de Brooklyn e à volta dos quais será construída uma equipa à imagem de Jason Kidd, forte defensivamente e organizada no ataque, preferindo um jogo mais controlado e um ritmo de jogo mais baixo.