Os Miami Heat venceram em San Antonio (93 – 109) e voltaram a empatar a Final da NBA. Depois de uma derrota constrangedora por 36 pontos no jogo três,
as estrelas dos Heat assumiram o jogo e fizeram o melhor jogo do play-off de 2013. LeBron James (33pts. e 11ress.), Dwayne Wade (32pts. 6ress. e 6r.b.) e Chris Bosh (20pts. e 13ress.) totalizaram 85 pontos, apenas menos oito que toda a equipa dos Spurs.
O Big Three de Miami, que até ao momento tinha uma média de 43.5 pontos por jogo nos três jogos anteriores da final, “explodiu” quando a equipa mais necessitava, recuperando o fator casa ao conseguir uma vitória em terreno adversário.
Os Heat surpreenderam Gregg Popovich logo desde o primeiro minuto. Não por terem começado melhor — até foram os San Antonio Spurs que conseguiram uma vantagem de dez pontos nos instantes iniciais — mas por terem substituído o poste Udonis Haslem pelo extremo Mike Miller no cinco inicial.
O lançador, que tem tido um papel decisivo nesta final ao marcar uma média de 9.7 pontos nos três primeiros jogos vindo do banco convertendo nove triplos em dez tentativas, permitiu a Erick Spoelstra colocar LeBron James na posição “4” e abrir ainda mais o jogo ofensivo dos Heat.
Apesar de Miller não ter marcado qualquer ponto nos 21 minutos em que esteve em campo, a estratégia do conjunto visitante resultou na perfeição, permitindo que James e Wade tivessem mais espaço para o que sabem fazer melhor, penetrar para o cesto.
Após a vantagem inicial dos Spurs, conseguida maioritariamente por Tony Parker (15pts. e 9ass.), que esteve em dúvida para o jogo devido a uma contratura na coxa direita. Mas depois dos 15 pontos que conseguiu na 1.ª parte, que terminou empatada a 49, o base francês não conseguiu manter o ritmo após o intervalo e toda a equipa se ressentiu disso. O próprio admitiu alguma fadiga. “Na 2.ª parte fiquei um pouco cansado. Mas estou satisfeito por não ter piorado a lesão, esse era o objetivo”, referiu.
Com as dificuldades de Parker foi o veterano Tim Duncan (20pts. e 5ress.) a assumir as despesas ofensivas, mas o esforço do poste dos Spurs foi inglório face à exibição inspiradíssima de LeBron, Wade e Bosh, que tiveram uma eficácia superior a 57%.
O próximo jogo volta a ter lugar em San Antonio na madrugada de domingo para segunda (1H00).
Resultado do 4.º jogo da Final da NBA:
- San Antonio Spurs 93 – 109 Miami Heat (2 – 2)