Andrew Bynum vai representar os Cleveland Cavaliers nas próximas duas temporadas após ter assinado um contrato que lhe pode valer 24 milhões de dólares.
Depois de ter realizado o melhor ano da sua carreira em 2011/2012 ao serviço dos Lakers, averbando 18.7 pontos e 11.8 ressaltos por jogo, o poste viu-se envolvido na troca que levou Dwight Howard para Los Angeles, passando a representar os Philadelphia 76’ers no último ano do seu contrato.
Contudo, o jogador de 25 anos não participou em qualquer partida ao serviço dos Sixers. Lesões em ambos os joelhos impediram Bynum de dar o seu contributo à sua nova equipa, passando a época a assistir às partidas atrás do banco.
Os seus problemas físicos e a sua imaturidade terão sido os principais fatores que levaram a maioria das equipas a nem sequer pensarem na contratação de um dos postes com mais qualidade e potencial da NBA.
A luta ficou restringida a três equipas. Os Cavaliers acabaram por levar a melhor sobre os Dallas Mavericks e sobre os Atlanta Hawks devido à sua capacidade de oferecer cerca de 12 milhões de dólares por ano. Mas a equipa de Cleveland precaveu-se na assinatura do vínculo, ficando com a opção de manter ou não Bynum na equipa em 2014/2015. Assim, se os problemas físicos do jogador de 2,17 metros persistirem, o conjunto agora orientado por Mike Brown.
Os Cavaliers continuam a construir uma equipa talentosa com vista a atraírem LeBron James a voltar a Cleveland. O MVP das finais termina contrato em 2014 e já mostrou interessem em regressar à equipa que o escolheu no draft de 2003.
Para além de Bynum, Mike Brown vai poder contar também com a 1.ª escolha do draft de 2013, Anthony Bennett, o veterano base Jarrett Jack (ex-GS Warriors) e o extremo Earl Clark (ex-Lakers), jogadores que se juntam a um núcleo duro comandado pelo jovem base all-star Kyrie Irving.
Monta Ellis em Dallas
Monta Ellis vai representar os Dallas Mavericks nos próximos três anos, recebendo um valor aproximado aos 10 milhões de dólares por época.
O base marcador, que optou por não ficar em Milwaukee mesmo sabendo que se ficasse receberia 11 milhões em 2013/2014, procurava uma equipa mais competitiva que lhe pudesse dar a oportunidade de disputar os play-off e a sua escolha acabou por recair nos Mavericks.
Depois de contratarem espanhol Jose Calderon para organizar o jogo ofensivo, Ellis chega a Dallas para ser a segunda arma ofensiva da equipa, depois do alemão Dirk Nowitzky.
Apesar da prioridade de Mark Cuban, dono dos Mavericks, ser a contratação de um jogador interior (tentou Howard e Bynum sem sucesso), até agora foi o backcourt a área mais reforçada. Mas Cuban não é pessoa de desistir facilmente e seja através do mercado de jogadores livres ou de uma troca, os Dallas vão tentar conseguir um jogador interior para acompanhar Nowitzky, que na época passada não conseguiu levar a sua equipa ao play-off pela primeira vez desde o ano 2000.