A seleção nacional de sub-18 venceu a Roménia por 74 – 69 e lidera o grupo H, garantindo uma posição onde vai discutir um lugar entre o 9.º e o 12.º na divisão B do Campeonato da Europa.
Este triunfo tem ainda mais valor dadas as dificuldades que o conjunto orientado por Carlos Seixas sentiu durante toda a partida. Portugal esteve a perder durante quase toda a partida e chegou a ter uma desvantagem de 13 pontos (29 – 42) durante o 3.º parcial, mas a reação lusa foi muito forte, e depois de igualar a partida a 68 quando faltava apenas um minuto para jogar apenas permitiu que os romenos marcassem mais um ponto, garantindo a vitória por 74 – 69.
A equipa portuguesa voltou a revelar a falta de eficácia no tiro exterior (18.8%) que tem revelado durante a competição. Contudo, demonstraram uma grande melhoria nos lançamentos de dois pontos (52.4%), fator que foi decisivo para o triunfo num jogo equilibrado.
Apesar das 21 perdas de bola — mais uma que a Roménia — Portugal teve uma exibição positiva no ataque, tendo cinco jogadores a marcar na casa das dezenas.
O base Pedro Marques (13pts. 6ass. 4ress. e 4roubos) organizou a equipa de forma eficaz e foi decisivo nos instantes finais, pois foram dele que saíram cinco dos seis pontos de Portugal no último minuto do encontro e que levaram a equipa à vitória.
Mas o base teve uma ajuda preciosa vinda do banco. Nuno Ferreira entrou no jogo pronto a contribuir, marcando 15 pontos e conquistando cinco ressaltos em apenas 20 minutos. Nuno Ferreira tem a particularidade de ser o melhor ressaltador da seleção nacional, com uma média de 6.8 por jogo, mesmo tendo apenas um metro e oitenta.
Amanhã, pelas 13H15, Portugal defronta a Suíça no derradeiro jogo do grupo H. Se vencer termina em 1.º e defronta o 2.º classificado do grupo G na discussão pelo 9.º posto.