Portugal entrou da melhor maneira na 1.ª fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015 ao vencer na Estónia por 72 – 66.
Apesar da seleção nacional ter conseguido uma vantagem de 16 pontos após três períodos de grande nível, a Estónia conseguiu aproveitar algum nervosismo no derradeiro parcial para se reaproximar e discutir a partida até aos instantes finais. Valeu Carlos Andrade (16pts. 5ress. e 5ass.) que marcou oito dos 12 pontos que Portugal conseguiu no período final e foi decisivo para garantiu o importante triunfo em Tallinn.
Após uma boa entrada na partida, convertendo primeiros dois lançamentos que tentou, Portugal revelou algumas dificuldades ofensivas que a Estónia aproveitou para assumir a liderança (11 -5) depois de converterem três triplos consecutivos.
Mas os lusos recuperaram a concentração e responderam na mesma moeda. Mário Fernandes (13pts. 7ress. e 6ass.), Tomás Barroso (8pts.) e Carlos Andrade marcaram três lançamentos de longa que ajudaram a chegar ao final do 1.º período a vencer por 23 – 22.
Depois de um período inaugural com muitos pontos, Portugal melhorou a sua defesa e mesmo permitindo vários ressaltos ofensivos ao seu adversário apenas concedeu oito pontos. Ofensivamente os portugueses continuaram eficazes tanto debaixo do cesto, com Cláudio Fonseca (12pts. e 5ress.) em destaque, como no lançamento exterior (50%) e chegaram ao intervalo a vencer por 43 – 30.
Apesar da Estónia ter melhorado no lançamento exterior após o intervalo, o conjunto nacional manteve-se muito consistente em ambos os momentos do jogo, impedindo qualquer aproximação adversária e ampliando mesmo a vantagem para 16 pontos (60 – 44) no final do 3.º período.
A Estónia entrou no derradeiro quarto com vontade de discutir o jogo. Com um parcial de 12 – 2 reduziram a desvantagem para apenas seis pontos. Esse ascendente estónio foi quebrado por mais um triplo de Carlos Andrade que teve o condão de acalmar um pouco a equipa portuguesa.
Mas foi com minuto e meio para jogar que Andrade colocou um ponto final na partida. Sob o limite do tempo de ataque e pressionado por dois adversários o extremo português voltou a marcar de longa distância e abriu a diferença para nove pontos.
Quarta feira (dia 7), pelas 20H00, Portugal recebe a Holanda em Sines, equipa que também bateu a Estónia na 1.ª jornada. Apenas uma equipa se apurará do grupo de Portugal para a meia-final desta 1.ª fase de apuramento, pelo que vencer em casa é decisivo para manter intactas as aspirações de conseguir um lugar no Campeonato da Europa de 2015.
A má notícia para Portugal após a vitória na Estónia é a lesão de Mário Fernandes. Um dos melhores jogadores da partida teve de sair nos últimos com dores na perna direita e está em dúvida para o jogo com a Holanda.