Portugal promovido
 
Localização: HOME

Portugal promovido

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altA seleção nacional de sub-16 femininos conseguiu a subida à principal divisão do basquetebol Europeu ao vencer a Finlândia (71 – 47) na meia-final da divisão B do Campeonato da Europa que decorre em Matosinhos.

Para além da importantíssima promoção à divisão A, a equipa orientada por Ana Neves tem ainda a possibilidade de vencer a competição. Na final, que decorrerá domingo pelas 18H30 (Complexo de Desportos e Congressos de Matosinhos), as jovens portuguesas vão medir forças com a Sérvia, onde a vitória era a “cereja em cima do bolo” numa competição onde Portugal demonstrou superioridade em todos os jogos. Para que se perceba o jogo mais difícil foi frente a Israel, onde as portuguesas venceram “apenas” por 17 pontos.

Não se pode dizer que a meia-final foi apenas um passeio para a equipa portuguesa porque foi grande o esforço e empenho de toda a equipa durante os 40 minutos. Principalmente no capítulo defensivo Portugal esteve brilhante ao forçar a Finlândia a cometer 23 perdas de bola e ao contestar todos os lançamentos, reduzindo a eficácia das finlandesas para 27.6%.

Para além da excelência defensiva Portugal voltou a demonstrar a já habitual supremacia na luta dos ressaltos e a sua consistência ofensiva que teve como ponto alto o 3.º período, onde um parcial de 21 – 5 colocou a diferença em 27 pontos, colocando um ponto final num jogo que até tinha sido equilibrado durante o 1.º período.

Com a vantagem conquistada as jovens nacionais fizeram o que tão bem têm feito ao longo do torneio, manter a intensidade e concentração para evitar surpresas. Essa receita voltou a ser eficaz e a vitória portuguesa não merece qualquer contestação.

Maria Kostourkova (13pts. e 17ress.) voltou a ser a melhor jogadora em campo, sendo mesmo uma forte candidata a MVP da competição. A poste portuguesa contou também com a preciosa ajuda do jogo exterior de Sofia Almeida (12pts. e 9ress.) e Carolina Gonçalves (14pts.).

Na final encontram-se claramente as duas melhores equipas do torneio. Ambas contam com um percurso 100% vitorioso, conseguindo sempre ganhar com uma vantagem na casa das dezenas. Prevê-se por isso uma partida muito equilibrada e de grande espetáculo em Matosinhos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária