Teve início esta quarta-feira a 2ª fase do Eurobasket com os encontros referentes ao Grupo E, com a particularidade das três equipas vindas do grupo B terem vencido.
Letónia, Sérvia e Lituânia entraram melhor nesta segunda fase ao derrotar as seleções da Ucrânia, Bélgica e França, respetivamente. Com estes resultados nada fica ainda definido, contudo a Sérvia fica a um curto passo do apuramento para os quartos-de-final.
Letónia 85 – 51 Ucrânia
A Letónia voltou aos níveis de eficácia dos jogos iniciais deste campeonato e venceu de forma surpreendentemente confortável uma Ucrânia que foi uma sombra da equipa que tem sido neste campeonato. Com uma circulação de bola notável, a Letónia voltou a encontrar variadíssimas boas situações de lançamento, e aproveitou-as com tremenda eficácia nomeadamente do perímetro (L3: 15/29). Cedo o desafio ficou resolvido com ambos os técnicos a aproveitar grande parte da segunda metade para rodar jogadores menos utilizados. Ainda assim, há a destacar as exibições de Janicenoks (14 pontos; L3 4/4) e do base Strelnieks (8 pontos e 7 assistências) fundamentais na construção da vantagem da Letónia ao longo da primeira parte. Pela Ucrânia, Gladyr (12 e 4) foi o menos mau.
Bélgica 69 – 76 Sérvia
Sem fazer grandes ondas, a Sérvia continua a jogar q.b. e a vencer os jogos que tem de vencer para se manter na liderança do grupo. A vítima de hoje foi a Bélgica que resistiu até à entrada do período final, momento em que os sérvios deram uma sapatada no marcador, ganhando uma ligeira vantagem que souberam manter até final. O poste Nenad Krstic (17 pontos, 2 ressaltos, 5 assistências e 2 desarmes) foi novamente a grande figura sérvia, que contou ainda com o bom contributo de Markovic (15, 3 e 3). Pelos Belgas que tão bem entraram na partida (8-0, após 3 minutos), o destaque maior vai para Mukubo (16, 6 e 3).
Lituânia 76 – 62 França
No jogo grande do dia, a Lituânia conseguiu limitar o jogo ofensivo da França, nomeadamente da sua grande referência, Tony Parker, que somou apenas 11 pontos. O conjunto gaulês, o mais produtivo da primeira fase com mais de 80 pontos por jogo, marcou apenas 62 perante a intensa defesa lituana. Do ponto de vista ofensivo, a Lituânia contou com uma pontuação balanceada liderada por Seibutis (15 pontos), Valanciunas (13 e 6 ressaltos) e Kleiza (11 e 7). Do lado gaulês, alem de Parker (11 pontos), tambem De Colo (12) e Ajinca (10 e 6) marcaram na casa das dezenas.
Classificação Grupo E
- Sérvia 3-0
- Lituânia 2-1
- França 2-1
- Letónia 1-2
- Ucrânia 1-2
- Bélgica 0-3
Esta quinta-feira disputam-se os encontros referentes à primeira jornada do grupo F, sendo que o grupo E regressa apenas na sexta-feira.
Calendário para 5ª feira (Grupo F)
- Finlândia – Croácia
- Grécia – Espanha
- Eslovénia – Itália