Sérvia, Lituânia e França são as primeiras três seleções apuradas para os quartos-de-final do Eurobasket 2013. Ucrânia e Letónia mantêm-se na corrida pelo apuramento no dia em que a Bélgica ficou matematicamente afastada da prova.
Lituânia 86 – 67 Bélgica
No primeiro jogo da tarde a Lituânia acabou com o sonho europeu da Bélgica, não deixando margem para dúvidas de que existe ainda uma diferença enorme entre o basquetebol lituano e o belga. A forte defesa lituana e o maior poderio físico dos seus atletas voltaram a ser factores decisivos no encontro de hoje, com os belgas a sentirem tremendas dificuldades para arranjar boas situações de lançamento, sobretudo no segundo quarto, período em que a Lituânia disparou no marcador. A diferença viria a aumentar na segunda metade atingindo um máximo de 35 pontos que só foi atenuado no último período, quando o encontro estava já resolvido. O jovem poste Valanciunas (12 pontos e 10 ressaltos) voltou a ser dominador ao obter um duplo-duplo em apenas 13 minutos de utilização.
Ucrânia 82 – 75 Sérvia
Com uma grande vitória diante da Sérvia, a Ucrânia manteve vivas as hipóteses de apuramento e mais importante ainda, depende apenas de si própria para chegar aos quartos-de-final. Depois da pesada derrota frente à Letónia, a Ucrânia respondeu à altura do desafio, impondo a primeira derrota nesta segunda fase à Sérvia. O conjunto de Ivkovic até voltou a dominar a luta das tabelas, mas esteve uns furos abaixo do exigido nos lances livres (LL: 12/24), ao desperdiçar metade dos lançamentos de que dispôs. Pelos ucranianos o destaque vai para o base Jeter (20 pontos e 4 assistências) e para o extremo Korniyenko (21, 8 ressaltos e 3 desarmes) que fez de longe, o seu melhor jogo no Europeu. Bjelica (22, 10 ressaltos e 4 assistências) realizou tambem uma grande exibição, mas que não chegou para conduzir a sua equipa à vitória.
França 102 – 91 Letónia
A fechar esta jornada, o jogo mais espectacular do dia com ambas as equipas a revelarem não só uma grande predisposição atacante como tambem uma extraordinária eficácia ofensiva. A França esteve sempre na frente e foi controlando a partida, pese embora a boa exibição do conjunto báltico que nunca baixou os braços, obrigando os gauleses a manterem-se sempre alerta. Batum (19 pontos, 10 ressaltos e 6 assistências) encheu o campo, Ajinca (25, 5 e 3 desarmes) aproveitou tudo o que lhe chegou e Parker (23) apareceu quando era preciso para selar o triunfo gaulês. Do lado da Letónia, há a destacar a grande exibição de Bertrans (28 pontos).
Classificação Grupo E
- Lituânia 3-1
- França 3-1
- Sérvia 3-1
- Ucrânia 2-2
- Letónia 1-3
- Bélgica 0-4
Próxima jornada Grupo E (domingo)
- Letónia – Bélgica
- Ucrânia – Lituânia
- Sérvia – França
Neste momento, os três primeiros estão já apurados para os quartos-de-final faltando apenas definir o posicionamento final destas equipas. Por enquanto, a Sérvia depende de si para assegurar o primeiro lugar, dado que dispõe de vantagem no confronto directo com a Lituânia. França e Lituânia, em caso de vitória garantem sempre um dos dois primeiros lugares do grupo, mas em caso de derrota, podem vir a cair para o quarto lugar.
Quanto ao outro lugar em aberto para os quartos, a Ucrânia parte em vantagem, pois em caso de vitória diante da Lituânia ou de derrota da Letónia segue em frente. Contudo, em caso de derrota ucraniana nesta última jornada, bastará à Letónia vencer a Bélgica para passar à fase seguinte, já que tem a vantagem do seu lado em caso de empate.
Este sábado, voltam os jogos do grupo F com muito por decidir.
Calendário para sábado (Grupo F)
- Croácia – Itália
- Espanha – Finlândia
- Grécia – Eslovénia