Eslovénia e Croácia são as primeiras apuradas do grupo F para os quartos-de-final do Eurobasket depois das vitórias deste sábado diante da Grécia e Itália.
Mesmo perdendo, a Itália garantiu tambem um bilhete para os quartos-de-final.
Croácia 76 – 68 Itália
Um terceiro período de sonho permitiu à Croácia garantir a sua sexta vitória consecutiva na prova e a passagem aos quartos-de-final. Depois de uma primeira parte algo apática, a Croácia apareceu transfigurada para a segunda metade e deu a volta ao jogo. A mudança de atitude croata valeu um parcial de 26-9 no terceiro quarto que se viria a revelar decisivo para o desfecho final da partida. O extremo Bogdanovic (18 pontos e 3 ressaltos) e os bases Simon (14 e 6) e Ukic (13 e 3) foram fundamentais no conjunto croata, enquanto do lado italiano, há a destacar a grande exibição de Datome (24 e 7)
Espanha 82 – 56 Finlândia
A Espanha regressou às vitórias ao derrotar a Finlândia que depois de ter deslumbrado na primeira fase da prova, não tem encontrado argumentos para competir nesta segunda fase. Obrigada a vencer para não depender de terceiros na última jornada, a Espanha superiorizou-se claramente à formação nórdica, com Calderón (23 pontos e 5 assistências; L3: 5/7) a assumir finalmente o papel de shooting guard. Alem do maior acerto ofensivo, a Espanha dominou os ressaltos e condicionou a eficácia ofensiva finlandesa que esteve uns furos abaixo do exibido durante grande parte deste torneio. Koponen (17, 5 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) voltou a ser o melhor pela Finlândia.
Grécia 65 – 73 Eslovénia
A equipa da casa resistiu à investida final da Grécia que depois de ter estado a perder por 26 pontos de diferença ainda conseguiu assustar os adeptos locais que encheram o pavilhão de Ljubljana. A Eslovénia entrou muito melhor na partida, com Goran Dragic (28 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) a dar o mote ao apontar os primeiros 11 pontos do seu conjunto. Impulsionados pelos seus adeptos, os eslovenos foram alargando a vantagem, sempre sob a batuta do base dos Phoenix Suns. Contudo, depois de uma primeira parte desastrada, os gregos voltaram do balneário decididos a dar luta e foi o que fizeram. Spanoulis (21, 8 e 3) liderou a tentativa de reviravolta que acabou por ficar aquem, com a Eslovénia a aguentar o forcing final grego para assegurar a vitória e o bilhete para os quartos.
Classificação Grupo F
- Croácia 3-1
- Eslovénia 3-1
- Espanha 2-2
- Itália 2-2
- Finlândia 1-3
- Grécia 1-3
Próxima jornada Grupo F (segunda-feira)
- Croácia – Grécia
- Itália – Espanha
- Finlândia – Eslovénia
Neste momento, os dois primeiros classificados deste grupo, Croácia e Eslovénia, estão apurados para os quartos-de-final, assim como a Itália que já não poderá baixar da 4ª posição. A Croácia tem vantagem no confronto directo com a Eslovénia, pelo que uma vitória diante da Grécia na última jornada garante desde logo o primeiro lugar do grupo.
Itália e Espanha estão empatadas no terceiro lugar e até é possível que ambos sigam em frente. Mais complicadas são as contas da Grécia que terá de ganhar o seu jogo e esperar que a Espanha perca com a Itália. A Finlândia ficou já pelo caminho.
Este domingo disputa-se a última jornada do Grupo E com os seguintes encontros:
- Letónia – Bélgica
- Ucrânia – Lituânia
- Sérvia – França