O Comité Internacional de Fair Play (CIFP) decidiu galardoar o professor Carlos Gonçalves com o prémio mundial Willi Daume, que distingue um indivíduo
ou organização pela promoção dos valores e princípios do Fair Play. A cerimónia de entrega decorrerá no próximo dia 18 de setembro, na sede da Unesco, em Paris.
O prof. Carlos Gonçalves é o segundo português a receber tão prestigiante distinção do CIFP, depois de Eusébio da Silva Ferreira, em 2001, ter sido galardoado com o prémio mundial Jean Borotra, em reconhecimento pela sua carreira pautada pelo respeito pelos princípios éticos do Desporto.
Esta atribuição é o reconhecimento de uma vida ligada ao desporto, mais concretamente à área do Fair Play, à qual o prof. Carlos Gonçalves se dedicou, tendo exercido funções no European Fair Play Movement (EFPM) entre 1994 e 2012, primeiro como vice-presidente (até 2000) e, posteriormente, como presidente da instituição, sendo atualmente o seu presidente honorário.
Nota ainda para o facto de o Conselho Diretivo do CIFP ter ainda decidido atribuir ao basquetebolista português Tomás Barroso, um diploma na categoria de "Ato de Fair Play".
Comentários
Muito embora não tivesse grande convivência com o prof Carlos Gonçalves mas,das vezes que com ele privei, e conhecedor do seu extraordinário percurso, quer como técnico quer como pedagogo de elevado gabarito, face à sua lhaneza de trato e nobreza de caracter,apenas uma palavra : PARABENS !
Respeitosamente , um abraço.
Parabéns Professor.