No penúltimo dia do campeonato europeu foi conhecida a sétima e última selecção europeia apurada directamente para o mundial. A Sérvia conseguiu-o ao derrotar a Itália.
A selecção italiana fica agora à espera de receber um dos quatro wild-cards que a FIBA irá atribuir para o mundial do próximo ano, sendo que as hipóteses nem são muito favoráveis tendo em conta que países como a Rússia, Brasil, China, Canadá, Turquia e Grécia estão neste momento de fora do torneio.
Classificação 7º / 8º
Sérvia 76 - 64 Itália
A Itália morreu na praia depois de um início de torneio brilhante. Após chegar à segunda fase como a única equipa invicta da competição, a Itália apenas venceu mais um jogo, provando uma vez mais, que não interessa tanto como se começa, mas sim como se acaba. E acabar com uma derrota significa o provável adeus ao mundial, competição na qual a Sérvia estará presente. O conjunto de Ivkovic recuperou dos desaires dos dias anteriores entrando em campo de forma decidida, com um parcial de 27-11 no primeiro período e não dando quaisquer hipóteses de recuperação aos italianos. O capitão Krstic (17 pontos e 4 ressaltos) voltou a ser a grande referência do conjunto sérvio, bem secundado pelo explosivo Bogdanovic (7 e 9), enquanto do lado contrário, o faz-tudo Luigi Datome (19 e 3) voltou a estar em bom plano.
Classificação 5º / 6º
Eslovénia 69 - 63 Ucrânia
Mesmo a feijões, a Eslovénia não deixou os seus créditos por mãos alheias e encheu de orgulho os seus adeptos com mais uma vitória. Liderados pela energia inesgotável de Goran Dragic (19 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências), os eslovenos saltaram para a liderança no segundo período e não mais olharam para trás. A Ucrânia bem lutou, mas o melhor que conseguiu foi reduzir a diferença para 4 pontos já dentro do último período, num encontro em que o cansaço de parte a parte, foi mais que evidente nos minutos finais.
A vitória da Eslovénia permite aos da casa a conquista da 5ª posição final, enquanto a Ucrânia termina a sua fantástica campanha no 6º lugar deste Eurobasket.
Este domingo será o dia das grandes decisões com os jogos de atribuição das medalhas.
Classificação 3º / 4º
Espanha - Croácia
Final
França - Lituânia