O artigo desta semana será curto, sucinto e alusivo à época que se aproxima. A época natalícia coincide com o interregno das competições distritais nas diferentes associações distritais.
As seleções distritais realizam trabalho em maior volume e intensidade, realizam-se torneios e alimenta-se a expectativa de que a Festa do Basquetebol Juvenil possa ser uma realidade.
Para os treinadores, nomeadamente de escalões de formação é momento de reflectir, avaliar os progressos individuais e colectivos. Uns treinadores optam nesta época por aumentar o número de sessões de treino, uma vez que não havendo actividades lectivas há mais tempo. Outros consideram que treinar muito nesta fase não é produtivo e atrasa os efeitos acumulados do trabalho feito de Setembro a Dezembro. Apostam na qualidade e não quantidade.
Também nesta época os clubes promovem iniciativas agregadoras da comunidade que os integra. Almoços de Natal, convívios de natal, torneios de natal e atividades diversas de confraternização em comunidade.
A todos os que direta ou indirectamente estão ligados ao Basquetebol e desenvolvem todos os dias esforços para que a modalidade se mantenha viva, uma atenção especial e os votos de que este período festivo, associado posteriormente à entrada num novo ano, traga optimismo, esperança, novas ideias, nova gente e muita vontade de dar à modalidade uma nova luz e uma nova lógica.
Para a colaboração habitual no Planeta Basket, fica a minha motivação de trazer mais ideias sobre o desenvolvimento da modalidade, partilhar mais exercícios e aspectos práticos do treino, informar sobre a actividade da AB Leiria e opinar em prol da modalidade.
O regresso da colaboração semanal, apenas em Janeiro. Permitam-me silenciar-me para recarregar baterias. A todos votos de umas festas felizes e bons momentos de confraternização. Para 2014 ficam os votos de podermos jogar para um futuro melhor.
Comentários