Foi num Pav. Mun. Formigueiro praticamente cheio que, no passado domingo, se decidiram os títulos ABP de Sub-18 Masculinos e Sub-19 Femininos.
As equipas da Dragon Force e do CPN, apesar de sentirem algumas dificuldades nos jogos decisivos finais acabaram por, nesta Final ABP, não conhecer o "sabor" da derrota, vencendo todos os jogos disputados.
Iniciando a competição com o apuramento para o Campeonato Nacional garantido (fruto do 1º lugar na Fase Regular) os jovens da Dragon Force procuravam "quebrar" a hegemonia "vascaína" dos últimos três anos. Reflexo dos seus propósitos foi a forma concludente como entraram em competição "batendo" o Maia BC por esclarecedores 30 pontos de diferença. Porém, quer com o SC Vasco Gama, e muito especialmente com o GDB Leça, as dificuldades seriam bem maiores, exigindo máxima concentração e empenho. Paralelamente e fruto da conjugação de resultados Maia BC e GDB Leça assumiam maior favoritismo na luta pelos restantes lugares no pódio, classificações que garantiriam as restantes vagas para o Campeonato Nacional. E foi com alguma margem de manobra que a Dragon Force iniciava o jogo final. Verdadeiramente digno dessa referência, este último jogo constituiria uma verdadeira final, particularmente pelo espetáculo proporcionado pelos seus intervenientes. Com o equilíbrio a ser a nota dominante, o GDB LEÇA demonstrava grande competitividade e criava muitas dificuldades à Dragon Force. Contudo, a maior valia individual e profundidade do plantel da Dragon Force eram argumentos que pesaram (e muito) nos momentos de decisão.
Classificação
- Dragon Force
- Maia BC "A"
- GDB Leça
- SC Vasco da Gama
5 Ideal: Filipe Ferreira (SC Vasco Gama); Carlos Cardoso (GDB Leça); Pedro Lopes (Maia BC); João Lucas (Dragon Force); Wilson Paulo (Maia BC)
MVP: João Lucas (Dragon Force)
A competição feminina iniciava-se igualmente, com CPN já qualificado para o Campeonato Nacional. Aqui a expectativa era procurar perceber até que ponto os favoritos não se deixariam surpreender e se o, até então, bicampeão distrital conseguiria manter a invencibilidade registada até à data. Depois de se desenvencilharem dos seus oponentes do primeiro dia de competição, adivinhava-se que CPN e Académico seriam os protagonistas na "luta" pelo título. Ao segundo dia, o SC Coimbrões quase que baralhava as contas ao obrigar o CPN a "horas extraordinárias" forçando o prolongamento. Chegados ao último dia de competição, as contas eram fáceis de fazer: quem vencesse o jogo final era campeão. O CPN entrava forte no jogo e só ao fim de algum tempo o Académico demonstrava capacidade para equilibrar as contas. Também neste caso o contributo dado pelos "bancos" se mostrou decisivo para a definição do vencedor final.
Classificação
- CPN
- Académico
- SC Coimbrões
- NCRValongo
5 Ideal: Susana Lopes (SC Coimbrões); Catarina Rolo (CPN); Joana Cortinhas (Académico FC); Sofia Almeida (CPN); Sara Dias (Académico FC)
MVP: Sofia Almeida (CPN)