Não é por estarmos na época, desse fruto delicioso, que me lembrei do ditado que as palavras são como as cerejas. Neste caso não são as palavras, são os artigos, que também são como as cerejas, uns puxam pelos outros.
A excelente reflexão sobre o passe no artigo do João Ribeiro e uma proposta de exercício que a Inês Silvério, treinadora de mini do Belenenses me apresentou para treinar a decisão no passe, levam-me esta semana a voltar aos exercícios.
A forma como coordeno o mini no Belenenses tem de ser muito dinâmica, face às múltiplas variáveis, nomeadamente, e felizmente, face ao crescimento do grupo, que levanta sempre questões, de níveis e enquadramento dos novos elementos. Desta dinâmica também faz parte uma avaliação por parte dos treinadores das maiores dificuldades sentidas pelos minis, nos jogos. São essas dificuldades que determinam durante uma sequência de treinos os conteúdos dos exercícios. Melhor ou pior resolvidos os problemas do drible e da defesa, ultimamente temos insistido, nos Mini-8 e principiantes, mais em exercícios de passe.
Em anexo pode ver o que considero um bom exercício para a tomada de decisão do passe e ocupação de espaços, que a Inês Silvério trouxe para o treino.
Pode ver o exercício aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.
Comentários