Jogos de reação
 
Localização: HOME

Jogos de reação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 18
FracoBom 

San Payo AraújoFoi para mim, um prazer estar de novo em Faro no pavilhão do SC Farense, para mais uma ação de formação onde reencontrei, entre a assistência e que me lembre com recurso apenas à memória,

muitas caras conhecidas da comunidade do minibásequete algarvio como a Irina (Portimonense), o Amândio e o Emanuel (do Imortal), o Paulo e o Nuno dos (Bonjoanenses), o Nuno (Tavira) e os amigos Humberto Gomes e João Lima, para além dos anfitriões do evento o Orlando Faustino diretor Técnico da AB Algarve e a Sofia, o Walter o Pedro e a Daniela do SC Farense. Peço desde já desculpa se me esqueci de algum conhecido, de entre a mais de meia centena de pessoas que assistiu à ação.

Não é por acaso que menciono todas estas pessoas, nomeadamente os treinadores dos clubes. Pois considero importante realçar o facto de felizmente, existirem hoje em dia, pelo país inteiro, um conjunto alargado de treinadores, que se dedicam e permanecem vários anos ligados ao minibásquete e não fazem do mini, apenas um lugar de passagem para outros universos. Como costumo dizer não somos muitos, mas felizmente, se calhar somos mais do que pensamos e bem hajam. pois o basquetebol bem necessita de gente que nos “bastidores” longe dos grandes palcos e das luzes da ribalta alimente a modalidade.

Nesta ação solicitaram-me que apresentasse um conjunto de exercícios para os escalões de Mini-8 e Mini-10. Para tal recorri ao vasto reportório já apresentado aqui no Planeta Basket, não sem como habitualmente faço, apresentar exercícios ainda não divulgados. A importância de desenvolvermos neste escalão a atenção e a velocidade de reacção através de formas competitivas e lúdicas levou-me a apresentar mais um exercício que eu incluo, como o Gigante e o Anão, nos jogos do engana.

Em baixo poderá ver o exercício apresentado em Faro.


Jogo do engana com palmas
por San Payo Araújo

Número de participantes: de 8 a 16

Material: Uma bola

Preparação
Colocar os jogadores consoante o número, em cima de uma das linhas finais ou laterais do campo. O treinador executa um passe que é devolvido, a cada um dos jogadores. Os jogadores que recebem a bola tem de bater uma vez as palmas antes de a receber. Depois de todos os jogadores terem experimentado receber a bola executando antes uma palma o treinador explica a competição.

Objetivo da competição
Estar muito atento ao passe do treinador, pois se o treinador passa a bola e o jogador a quem é dirigido o passe não bate as palmas antes de a receber perde e senta-se. O jogador a quem se destina o passe também perde se o treinador simular um passe e o jogador a quem o passe é direcionado bater palmas. Ganha o jogador que for o último a ser enganado.

Variantes
Para acelerar o processo e treinador e o adjunto ou adjuntos estão a fazer o exercício em simultâneo ou quem perde passa a ser quem simula.


Pode baixar o exercício aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.

 

Comentários 

 
+4 #2 Nuno Martins 03-02-2015 22:34
Quando convidei os meus 5 miúdos MINI 8 do Bonjoanenses que participaram nesse treino, disse-lhes que iriam ser treinados por um dos maiores treinadores de crianças do nosso Pais, o mais espevitado perguntou-me logo...ò treina então se tu vais aprender com ele quer dizer que ele é melhor treinador do que tu? (respondi que sim) porque?....eu disse-lhe.....olha porque tem muitos mais cabelos brancos do que eu e já aprendeu com mais de 1000 crianças como tu.....

Obrigado por mais um ensinamento...Abraço e até à próxima.
Citar
 
 
+3 #1 Paulo G. Sousa 03-02-2015 21:58
Em nome da Escola Basquetebol C.F.Os Bonjoanenses
cumpre-me agradecer ao amigo San Payo toda a preciosa colaboração. Tudo faremos para dar continuidade ao seu esforço na divulgação do basquetebol. As crianças agradecem.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária