A Festa do Basquetebol Juvenil, onde se realizam os Campeonatos de Portugal de Seleções Distritais, é na linguagem do basquete conhecida por Festa. Houve quem se referisse simplesmente a Portimão, ou a Albufeira.
Certo é, que não obstante o nome que para nós simboliza este evento, acabamos por salientar o que mais se destaca e o torna grandioso – ser uma Festa.
Na sua nona edição, a Festa, começa a sê-lo desde muito cedo na mente de todos os que sonham poder marcar presença em Albufeira. E na verdade há razões válidas para que a mente se inquiete, mesmo naqueles que aparentemente possam mostrar indiferença a este evento, negando-lhe a importância vital que tem no desenvolvimento da modalidade. Imaginar a dinâmica do evento, antever os primeiros lançamentos, criar expectativas de poder defrontar as seleções de referência, sonhar em ser campeão, poderão ser alguns dos pensamentos que invadem a mente dos atletas de sub-14 e sub-16 masculinos e femininos de todas as associações participantes. Por outro lado, rejeitar a importância da Festa ou ficar menos feliz por não estar presente representa importância dada ao maior evento desportivo destinado a jovens, realizado em Portugal.
Mas tal como a vitória e a derrota, a Festa não pode ser encarada como um fim único, ou uma passagem imprescindível no percurso de um jogador. É um ponto muito importante mas não é tudo. Se por um lado é possível identificar muitos jovens com talento, que passaram pela Festa, certo é que muitos dos que não passaram por lá não ficaram impedidos de vir a ter sucesso na modalidade. Assim como o contrário também se verifica, ou seja, muitos atletas passam de forma significativa pela Festa e depressa se desligam da modalidade, não sendo a Festa certamente factor desse abandono.
Qualquer que seja o caminho percorrido através da Festa, certeza existe que este evento ficará na memória dos que dele desfrutaram. Alguns regressam mais tarde noutras funções, encontrando novidade e outra visão deste acontecimento, pelo que também podemos dizer que a Festa continua.
De 25 a 29 de Março próximos a Festa vai efectivamente continuar, sobrevivendo a todos os constrangimentos que têm afectado a modalidade, alicerçada num conjunto de entidades e pessoas determinantes para a concretização da mesma. Todas as associações desenvolvem esforços para participar e preparam as suas seleções para a melhor participação possível. Teremos quem lute para ser o melhor dos melhores, teremos quem se empenhe para se manter na 1ª divisão ou não permanecer na 2ª, outros participarão tentando dar o seu melhor em todos os jogos esperançados que possam ser premiados também com a vitória.
A Festa do Basquetebol é inteiramente juvenil e dedicada a quem está a passar uma experiência desportiva que poderá chegar ao alto rendimento. Seja como for a Festa deverá continuar para “sempre”, para que todos possamos sentir algo que nos une a uma modalidade desportiva.
Partindo o Comboio da Festa a modalidade pára para que a Albufeira aconteça, aos que não embarcam ficará um abraço de reconhecimento, aos que embarcam uma responsabilidade acrescida para transportarem bom espírito desportivo até Albufeira. A todos teremos de dedicar uma palavra de apreço e de agradecimento pelo que diretamente ou indiretamente contribuirão para que a Festa continue.