O Clube do Povo de Esgueira (CPE), de há uns anos a esta parte, e reconhecendo a importância da comunicação nos dias de hoje,
tem investido para se tornar ativo e atrativo no mundo cibernético. O site do clube é o “cartão de visita”, mas o CPE também é igualmente dinâmico na rede social Facebook e no Youtube, um site de partilha de vídeos.
Três “ferramentas” com as quais tenta, de forma quase diária, divulgar/promover o Basquetebol e as suas atividades, dar a conhecer os seus praticantes, treinadores... no fundo o “mundo Esgueira” do qual fazem parte, igualmente, parceiros/empresas que são, de todo, fulcrais para o sucesso do projeto.
Nova época, novo projeto
A época 2015/2016 está a arrancar e o Clube já iniciou um novo projeto, que envolveu um investimento, e que visa, mais uma vez, aproximar o Esgueira de todos os seus adeptos e, também, dá-lo a conhecer a mais pessoas.
Assim, os jogos da equipa sénior masculina em casa serão transmitidos on-line e em direto no seu Canal Youtube. Poucos clubes o fazem, nomeadamente entre os que não militam na Liga, mas o Esgueira foi mais ambicioso: as partidas serão sempre comentados em direto, o que torna este projeto praticamente único entre os emblemas nacionais.
Durante a época, os jogos terão comentários ou de Humberto Nogueira, coordenador da formação, ou de Miguel Tavares, ex-jogador e atual treinador do Clube, ou de ambos, que vão tentar, em todas as emissões, ter um convidado.
A transmissão torna-se, sem dúvida, mais atrativa, até porque se tratam de dois conhecedores profundos da modalidade, que vão tentar explicar tudo o que se passa dentro das quatro linhas. Destaque para o facto de poder haver interatividade, via redes sociais, entre os comentadores e as pessoas que estiverem a ver o jogo, que poderão fazer comentários/perguntas. No último domingo, decorreu a primeira transmissão e o feedback foi extremamente positivo.
Esta decisão não visa tirar pessoas do pavilhão, muito pelo contrário. Acreditamos que promovendo os nossos jogos, o ambiente único que se vive no nosso pavilhão, mais gente quererá ver in-loco as partidas.
Ao transmitirmos os jogos vamos possibilitar, igualmente, que adeptos do Clube, que pelos mais diversos motivos não possam estar em Esgueira, não deixem de poder ver a equipa mais representativa do CPE em ação.
Durante a época, e dependendo do contexto/ competição, este projeto poderá vir a abranger mais formações do Clube.
As transmissões prosseguem já na sexta-feira, com o jogo Esgueira/OLI-Vasco da Gama, e no sábado, com a partida Esgueira/OLI-Guifões. Os dois jogos estão agendados para as 21 horas.