Expansão em Lisboa até 1974
 
Localização: HOME

Expansão em Lisboa até 1974

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

Expansão em Lisboa até 1974Depois de ter mencionado o legado de Cremildo Pereira, Mário Lemos, Eduardo Nunes e Carlos Gonçalves, decisivos no lançamento do minibásquete em Portugal não quero terminar este meu contributo para a história do Minibásquete,

no período que decorre entre 1964 e 1974, sem deixar de mencionar um torneio organizado pelo Sporting Clube de Portugal em 1969, que foi muito importante para a divulgação do minibásquete em Lisboa.

Como já referimos no artigo sobre o legado do Prof. Eduardo Nunes, o minibásquete teve nesses anos um grande desenvolvimento, muito bem documentado no livro de Albano Fernandes entre as páginas 754 e 778. Entre 1966 e 1974 o Núcleo Associativo de Minibásquete da ABP, realizou oito campeonatos regionais sempre com grandes preocupações pedagógicas, como refere Henrique Santos “E o que é mais assinalável é que do ponto de vista dos cuidados pedagógicos e organizativos, nos parecem ter ido mais longe, do que em décadas posteriores. Baseamos essa opinião no facto de termos tido acesso a documentos que reportam a actividade dessa época assim como temos convivido com um dirigente e entusiasta do Minibásquete na cidade do Porto, o senhor Célio Alves. (1)

A ABP foi a associação que manteve com mais continuidade a realização do Dia do Minibásquete, que no dia 22 de julho de 1973 reuniu 800 minis masculinos e femininos no Palácio de Cristal, onde se realizaram jogos entre escolas primárias, escolas secundárias, clubes federados e clubes populares. Com a colaboração das firmas foram entregues 800 emblemas de presença, e fruto das preocupações pedagógicas 49 medalhas de aproveitamento escolar e 49 prémios de desportivismo.

Mas regressemos a Lisboa, onde as atividades para o minibásquete tinham um caracter mais informal o Sporting resolveu organizar um torneio no Pavilhão da Ajuda, que desde esse evento passou a ser o palco principal para as atividades do minibásquete durante muitos anos.

alt

O 1º Torneio de Lisboa de Minibasquete (1)

alt
 
Finalistas do 1º Torneio de Lisboa de Minibasquete (2)

“Foi, no entanto, em 1968/69 que o Minibasquetebol se expandiu decisivamente no sul de Portugal, com a organização pelo Sporting do 1º Torneio de Lisboa do Minibasquete. Havia já alguns clubes, como o Oriental, o Nacional da Natação, o Pedrouços, e o Algés, que tinham iniciado o Minibasquetebol, de forma incipiente, sem competições. Com este 1º Torneio, cuja organização esteve a cargo de Zé Mário e Ernesto Ferreira da Silva os jovens praticantes puderam pela primeira vez jogar com outras equipas de forma organizada.

O torneio decorreu na Tapada da Ajuda, entre 31 de Maio e 22 de Junho de 1969, após uma preparação que começou logo em Agosto de 1968. Participaram 20 equipas, com cerca de 200 jogadores ao todo. Foram elas o Sporting, Casa Pia, Algés, Colégio Militar (todas com duas equipas cada), o Barreirense, CIF, Francisco de Arruda, Cruz-Quebradense, Ateneu (escola), Ateneu (clube), Naubérrio, Pedrouços, União Barreirense, Nacional da Natação, Algés, Sacor e Seixal. O torneio teve um enorme impacto na imprensa, tanto desportiva como generalista.

A final foi vencida pelo Casa Pia, contra o Cruz-Quebradense.” (2)

Esta iniciativa do Sporting deu origem aos Convívios de Minibásquete organizados pelo Colégio Militar e pela Escola Francisco de Arruda, conforme mencionado no capítulo dedicado ao Prof. Mário Lemos.

Como mera curiosidade, foi neste evento que eu surgi como “treinador” da Naubérrio, uma equipa informal da minha rua no bairro do Restelo. Outros tempos em que os jovens brincavam na rua e havia a possibilidade de equipas informais, sem inscrições e grandes burocracias participarem em atividades organizadas.


(1) – Santos, Henrique - Basquetebol: história do ensino do jogo e conceito de nível do jogo
(2) – Wiki Sporting

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária