A delegação que viajou de Lisboa foi recebida em Santa Maria pelo rufar dos tambores.
A escolinha Bey Já Tum e o Presidente da Associação Armando Soares estavam no Aeroporto e os tambores rufaram para encantar os 36 minis vindo de todos os cantos do país de Paredes de Coura a Olhão.
O dia começou bem mais cedo no Aeroporto de Lisboa onde os 12 monitores mais 5 elementos do enquadramento conheceram pela primeira vez no Aeroporto de Lisboa os 36 minis. Excepção feita, evidentemene, aos “veteranos” destas andanças, como a Catarina Ventura, Carolina Carvalho, João Alves e Rui Lima que estiveram no 12º Jamboree em Paredes de Coura, a Susana Martins e Maria Branco que estiveram no 13º Jamboree em Minde e finalmente, já mais solto, o nosso amigo Gustavo Cava que esteve no 14º Jamboree em Olhão.
Alguma timidez, nalgumas faces, apreensão nos pais, algum nervosismo para os que iam ter o seu baptismo de voo como o Pedro Novo do Illiabum, ao qual se juntaram mais 17 estreantes, transpareciam em vários rostos. Como curiosidade exactamente metade do grupo de minis ainda não tinha andado de avião. No aeroporto os pais conheceram os monitores dos seus filhos e acima de tudo paira entre todos a expectativa de apreensão que sabemos terminar em mais uma semana de magia.
Antes do check-in os minis foram distribuídos, pelas equipas do jamboree, Almagreiras, Bárbaras, Diogos, Espriritos, Pedro e Portos, nomes dados em homenagem às 5 freguesias de Santa Maria, mais ao seu descobridor Diogo Silves.
Neste momento, apesar de um pequeno percalço, de umas malas que esperemos que venham no voo das nove horas, os minis já se juntaram aos seus companheiros de Santa Maria, já está tudo instalado no Hotel a jantar. Depois da refeição vamos para a Festa Quebra-Gelo, na qual, (ele ainda não sabe) vamos fazer um surpresa ao Presidente da AB de Santa Maria pois sabemos que hoje é a data do seu aniversário.
Amanhã cá estaremos para contar a festa quebra-gelo e o dia da abertura que se avizinha muito intenso e divertido.