Hoje é dia de festa cantam as nossas almas, para a menina Rita uma salva de palmas, palma e meia, invertida, oh yes.
Todos os participantes cantaram os parabéns hoje à Rita Santos dos Almagreiros, única mini que fez anos durante o jamboree, na igreja da Vitória no centro de Vila do Porto, com direito a bolo e tudo.
Por aqui a vida é tão intensa, que nem temos tempo, para ver televisão. Aliás nos quartos dos minis os cabos foram desligados. Televisão e computadores tem eles o ano inteiro. À noite damos sempre a informação das notícias que saíram no Planetabasket.pt. No entanto se tivéssemos sabido que ia sair na RTP Açores, no noticiário mais nobre, o da hora do jantar, teríamos feito uma pequena pausa para ver a reportagem. Com estas novas tecnologias pode ser que a reportagem seja lançada no Youtube e caso isso aconteça cá estamos nós para vos informar, até porque já fomos alvos de mais filmagens, que não sabemos se vão ser passadas na Televisão.
Também notamos que já começaram a sair alguns comentários nos artigos. Muito obrigado, a organização aqui, mais do que merece esse reconhecimento, pois tem sido inexcedíveis para que não nos falte absolutamente nada. A Sofia Roque e o Pedro Novo vão ficar contentes por saberem dos comentários. Aos poucos há alguns pais que resolveram fazer a surpresa de aparecerem na ilha para assistirem à Gala como os nossos amigos Luís Paulo e Timóteo, pai do Carlos Pfumo dos Espíritos equipa do Rui Costa, Ana Pinto, Marina Oliveira composta pelos seguintes minis: Pedro Pereira, Pedro Novo, Gustavo Rodrigues, Carlos Pfumo, Henrique Vieira, Catarina Ventura, Carolina Carvalho, Isabora Reis, Sara Botelho e Mariana Figueiredo. Confidenciava-me o Luis Paulo que o Henrique, que anda feliz no jamboree, assim que viu o pai disse logo, ainda bem que vieste, que assim já tenho alguém para me fazer a mala.
Na Assembleia de ilha, pela pertinência das perguntas, verificámos que a interacção desejada com o meio foi profundamente alcançada. Para além das perguntas preparadas os minis puderam dar asas à sua imaginação e fazerem perguntas. O Pedro Novo que começa a sair da casca perguntou em ar de graça, onde é que estavam os carris dos comboios. Já o Gustavo Rodrigues dos Espíritos depois da volta à ilha quis saber como se regulava o trânsito nas estradas à mistura com as vacas. Mas o mais curioso, com perguntas muito pertinentes e nem sempre de fácil resposta foi o João Mendes dos Bárbaras.
Hoje com a realização do Torneio já não houve tempo para ir à piscina. A manhã foi toda ocupada com jogos, muitos jogos. No torneio as equipas jogaram todos com todos e todos, uns por umas razões e outros por outras foram vencedores, em termos de resultados os Espíritos venceram os cinco jogos. A Associação de Basquetebol nomeou árbitros para os jogos, o que facilitou de sobremaneira a tarefa dos monitores. A excitação por causa da Gala é enorme, no ensaio verificou-se o empenhamento de todos, mas os participantes já pressentem que a magia está acabar e ainda não é hoje que vou falar do fantástico grupo de monitores.