Depois do torneio as atenções ficaram todas viradas para a gala. O empenho deste grupo de participantes quer nos treinos de basquete, quer na preparação da gala foi fantástico.
O auditório da Associação Empresarial que tem para cima de 200 lugares estava cheio, pelo que houve assistentes que tiveram de ficar sentados nas escadas.
Embora tivesse outros compromissos, um espectáculo musical no Convento de Ferreira, uma pérola do românico rústico deste país, o Presidente da Câmara fez questão de estar presente no início da Gala e o desafio dum novo Jamboree em Paços de Ferreira ficou a pairar no ar. Se há momento únicos e de magia no Jamboree a Gala é um deles. Os minis excedem-se, transfiguram-se e dão um espectáculo digno de ser visto não apenas pelos pais.
Depois de muitos números e actuações pelas diversas equipas bem conseguidas quando a Andreia Carriço, com os monitores todos em palco começou a cantar a música, cuja letra é, “quando chega o fim do mini, que saudade é bom lembrar o que aprendi e nunca mais esquecer os momentos que tive de felicidade”, já havia crianças na plateia a chorar de saudade.
Mas para a festa terminar em beleza tivemos muitas surpresas, a proprietária do Móveis Topo por sua iniciativa resolveu presentear cada um dos participanteso Ricardo Roseta, rei do tapinha pôs todos os pais a dançar o tapinha e a surpresa maior surgiu, quando o pai do Luís Filipe Cunha, mini participante deste Jamboree resolveu, numa das muitas interacções que conseguimos.
Terminamos com as entrevistas dos Libertys
1. Como te chamas?
2. De onde vens?
3. Em que clube jogas?
4. Quem foi o teu primeiro treinador?
5. Quem foi o teu treinador esta época?
6. Alguém na tua família joga ou jogou basquete?
7. Já tinhas ouvido falar no Jamboree de minibásquete?
8. O que é que estás a gostar mais no Jamboree?
Sobrões
1ª Entrevista
1. Tiago Nunes
2. Paredes
3. Juventude Pacense
4. Nuno
5. Rui Teixeira
6. Não
7. Não
8. Ter jogado e conhecido os SUB-15 de Portugal, o “seringobol”, a visita à citânia de Sanfins e estou com muita expectativa na Gala.
2ª Entrevista
1. Tomás Fonseca
2. Tondela
3. ACERT
4. Tiago
5. Luis Pedro
6. O meu pai, que actualmente é treinador, e a minha irmã mais nova.
7. Já, através dum amigo meu lá do clube que também já tinha ido a um Jamboree
8. Dos treinos e jogos de basquete. de ter interagido com os SUB-15, com os monitores e com o San Payo, do Seringobol e do resto das actividades lúdicas.
3ª Entrevista
1. Márcia Peres
2. Viana do Castelo
3. ED Viana
4. Ana Freixo
5. Ana Freixo
6. Não
7. Não
8. De tudo, nomeadamente de jogar basquete, fazer amigos e do jogo dos telemóveis.
4ª Entrevista
1. Leonor Gonçalves
2. Coimbra
3. Académica
4. Nito
5. Miguel Pinto
6. Não
7. Não
8. Da convivência com as pessoas, monitores e jogadores, do seringobol, de interagir com os SUB-15 e dos momentos altos do dia.