Portugal entrou com o pé esquerdo na segunda fase do europeu de sub-20 masculino, que está a decorrer em Skopje, na Macedónia, ao perder com o Reino Unido por 56-62.
Portugal até entrou bem no encontro, atingindo o final do primeiro período na frente por 18-10. A maior vantagem lusa chegou a ser de 12 pontos (28-16) a meio do segundo quarto, contudo, a partir daí o Reino Unido começou a reagir e atingiu-se o intervalo com Portugal ainda na liderança (36-28).
No terceiro período, o Reino Unido continuou a aproximar-se no marcador, atingindo-se o derradeiro período com uma vantagem lusa de apenas 3 pontos (44-41). O ímpeto da recuperação continuava a impulsionar os ingleses, que rapidamente assumiram a liderança no marcador, 47-48, a 7 minutos do final. Portugal parou de marcar pontos e a vantagem inglesa continuou a subir até aos 7 pontos (47-54). Os rapazes de Orlando Simões ainda voltaram a reagir e a reduzir a diferença para 1 ponto (53-54), mas o desacerto nos últimos lançamentos acabou por impedir o conjunto nacional de decidir a seu favor mais um encontro equilibrado.
Pode ver a estatística deste jogo em pdf, aqui
Portugal esteve particularmente desastrado no capítulo dos lançamentos de 3 pontos, onde obteve a fraca percentagem de 13% (3/23), sendo neste parâmetro que se verificou a maior diferença entre os dois conjuntos.
A nível individual, João Soares e João Guerreiro com 15 e 11 pontos, respectivamente, foram os mais acertados pelo lado português.