A equipa de Portugal Sub18 M começou da pior forma a sua participação no Campeonato da Europa, Divisão B ao perder no dia de estreia com a Suíça por 86-68.
Os jovens portugeses não conseguiram parar o trio constituído pelos bases Stefan Petkovic (27 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências, 7 faltas provocadas e duas bolas roubadas) e Jonathan Kazadi (35 pontos, 4 ressaltos, duas assistências, 6 faltas provocadas e três roubos de bola) e pelo poste Jonathan Eric Dubas (9 pontos, 14 ressaltos, uma assistência e 4 faltas provocadas).
A equipa portuguesa até entrou melhor no jogo, chegando a liderar por 5 pontos, a meio do período inicial (11-6). Contudo, logo surgiram os primeiros problemas, com os principais jogadores lusos a carregarem-se com duas faltas muito cedo: Miguel Queiroz, Renato Azevedo, João Torrié e Miguel Rodrigues. O seleccinador Mário Barros injectou sangue novo dentro de campo, com destaque para Rafael Wildner (5 ressaltos), que entrou bem em jogo.
No entanto, Portugal continuava a manifestar grandes dificuldades para parar os dois bases suíços e ao intervalo, o resultado era favorável à Suiça por 41-34, mas com os principais jogadores portugueses mais frescos.
No início do 3º periodo, Portugal começou a defender zona, e passados cinco minutos o resultado era de 50-45. Contudo, os cinco minutos seguintes revelaram-se desastrosos para a selecção lusa que sofreu um parcial de 18-5. No quarto período, apesar de todas as tentativas para regressar à partida, Portugal não conseguiu reduzir a diferença para menos do que 14 pontos.
Pode ver a estatística deste jogo em pdf, aqui
Os melhores em campo, do lado português foram:
- João Torrié com 12 pontos, 6 ressaltos, uma assistência e 4 faltas provocadas
- Carlos Ferreirinho com 16 pontos, 3 ressaltos, 2 bolas roubadas e 4 faltas provocadas
A equipa descansa esta sexta feira e volta a entrar em acção no sábado, para defrontar a Bélgica que no primeiro dia, perdeu com Inglaterra por 67-58.
O árbitro português que acompanha a comitiva, Carlos Santos, apitou o jogo entre a Bósnia e a Estónia, que os homens da casa venceram por 82-74.
Fora do campo, a comitiva lusa segue de perto o estado de saúde de três jogadores da Inglaterra e de outros três da Suíça, que terão adoecido com vómitos e tonturas, apesar de não se saber ao certo, qual o motivo. Contudo, até ao momento todos os jogadores de Portugal estão bem.