Duas más entradas em campo no início de cada metade complicaram bastante a tarefa dos jovens sub18 masculinos, que acabaram derrotados pela Bélgica por 59-84.
Com dois parciais (11-2) e (12-0), no início do primeiro e terceiro período, respectivamente, a Bélgica cedo resolveu o jogo a seu favor, com o poste Marten Rademakers em evidência, ao apontar 16 pontos, 6 ressaltos e 2 roubos de bola.
Os péssimos inícios de jogo da equipa portuguesa, tanto no primeiro como no terceiro período, acabaram por permitir ao treinador belga Wilmot rodar toda a equipa, enquanto o seleccionador nacional Mário Barros continuava à procura do melhor cinco, perante o poderoso jogo físico do adversário.
Por Portugal, os melhores em campo para Portugal foram:
Miguel Queiroz com 16 pontos, 5 RES, 2 ASS, 6 FP, 2 RB
Renato Azevedo com 16 pontos, 1 ASS, 2 FP e 1 RB
Questionado no final do encontro, o treinador Mário Barros afirmou:
“É nossa convicção de que estamos inseridos na série mais forte, juntamente com a Inglaterra e a Bélgica a apresentarem fortes credenciais à discussão dos lugares de topo.
Numa competição deste nível, nada comparável aquelas que se verificam nos nossos campeonatos “domésticos”, não são perdoáveis falhas de concentração, particularmente quando são notórias certas fragilidades do ponto de vista técnico e atlético.
As nossas movimentações tácticas são semelhantes às dos nossos adversários mas, falha sempre algo, que tem a ver com os aspectos acima focados.
Está difícil, mas a equipa nacional não se vai render…”
A diferença no marcador fez com que Mário Barros utilizasse todos os seus jogadores. O principal azarado do conjunto nacional foi Eduardo Guimarães, que sofreu uma ligeira lesão na coxa. Contudo, o fisioterapeuta da equipa Nuno Ferreira, questionado pelo Planeta Basket, afirmou que "os treinadores podem contar com o atleta para o próximo jogo com a Áustria."
Veja a estatística deste jogo em pdf, aqui
No outro jogo do grupo de Portugal, a Suíça ganhou à Áustria por 80-64.
O próximo adversário é precisamente a Áustria, com quem Portugal se degladiará amanhã pelas 18H30, hora local.
O árbitro português Carlos Santos apitou o jogo do grupo A, entre Noruega e Dinamarca.