Nas minhas rotinas de colaboração com o Planeta Basket hoje é dia de divulgar um projecto, um clube ou uma pessoa. Em termos práticos normalmente é o dia de entrevistar alguém, um dirigente, um treinador, um patrocinador, com trabalho meritório ou fortes ligações ao minibásquete.
Excepção feita ao Prof. Mário Lemos, as pessoas sobre quem escrevi, a maioria, senão a totalidade dos meus entrevistados, foram até ao momento, pessoas mais novas do que eu. Se reconhecer o trabalho de quem actualmente está no terreno é um dever, lembrar quem muito tem dado às causas da formação e do fair-play é uma obrigação.
Com o Fórum do Minibásquete, que vai conforme já anunciado decorrer brevemente em Paços de Ferreira, considero meu dever fazer um agradecimento público ao Prof. Dr. Carlos Gonçalves. Quem quiser saber mais sobre o Professor pode aqui no site ler ou reler a entrevista concedida ao Planeta Basket em 22.07.08. Contactado para dar a sua colaboração ao Fórum de Minibásquete, desde logo o Professor aceitou e sugeriu um tema de capital importância para quem se dedica ou quer dedicar ao ensino de formação dos mais novos. Sei que todos que irão estar no Fórum darão o seu tempo por bem empregue e terão a oportunidade de ouvir do Presidente do Comité Europeu do Fair Play, mensagens de elevada qualidade e conteúdos enriquecedores.
Nunca tive o privilégio de ter uma relação muito próxima com o professor, contudo há muitos anos que admiro a sua obra, o seu saber e acima de tudo a sua postura. Sei que como professor estagiário, no inicio da sua carreira, esteve ligado ao Prof. Mário Lemos e às origens do minibásquete em Portugal no Colégio Militar, já lá vão quase cinquenta anos. Aprendo com toda a gente e no universo do basquetebol existem muitas pessoas com quem aprendi e continuo a aprender muito, sobre os mais variados temas, técnica, táctica, treino físico, metodologia, organização, liderança, etc, contudo no universo dos comportamentos e da ética raras são as pessoas de quem aceito lições, uma dessas pessoas é o Prof. Dr. Carlos Gonçalves.