A reforma antecipada de Allen Iverson vai ter de esperar mais uns tempos.
Depois das notícias avançadas na semana passada que davam conta da retirada do atleta, Iverson chegou, esta quarta-feira, a acordo com os Sixers e vai prosseguir a sua carreira na casa que há 13 anos atrás o acolheu na chegada à NBA, Philadelphia.
O destino ditou que o regresso à NBA, depois do começo de época atribulado nos Grizzlies se iria dar em Philadelphia, cidade onde Iverson despontou para o estrelato do basquetebol mundial. A lesão do jovem base Lou Williams (pelo menos 8 semanas de ausência) acabou por abrir, em definitivo, a porta de regresso a uma casa que AI bem conhece e os responsáveis dos Sixers não perderam muito tempo a chegar a acordo com o atleta.
Ed Stefanski, o presidente dos Sixers anunciou esta quarta-feira, um acordo pelo valor mínimo para um veterano, cerca de 1.3 milhões de dólares, por um ano.
Os Sixers esperam que o efeito Iverson se faça sentir em várias vertentes. A nível desportivo, na melhoria do registo de vitórias e derrotas (neste momento, os Sixers somam apenas 5 vitórias e 13 derrotas). É que há que ter em conta que esta equipa de Philadelphia tem na sua folha salarial alguns encargos significativos, nomeadamente com Andre Iguodala e Elton Brand, pelo que os seus responsáveis anseiam por resultados desportivos no imediato.
Depois, o efeito Iverson tambem se deverá fazer sentir ao nível de assistência aos jogos. Nesta altura, os Sixers são a 29ª equipa da NBA no ranking de assistência, mas a chegada do ícone local deverá alterar estes números rapidamente.
Nota ainda para uma cláusula no contrato entre Iverson e os Sixers que permite que a equipa de Philadelphia prescinda dos serviços do atleta sem ter de pagar qualquer contrapartida financeira. Esta cláusula é apenas uma precaução para os Sixers, no caso da relação entre Iverson e os seus novos companheiros ou treinadores não funcionar da forma pretendida.