Jornada 12 - Os inconformados
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Jornada 12 - Os inconformados

Jornada 12 - Os inconformados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Moscavide e Olhanense a jogar fora e Albufeira em casa na Zona Sul, bem como Salesianos e Infante de Montemor em casa na Zona Norte venceram equipas situadas claramente acima na classificação e merecem o adjectivo em título. Para já, mostraram neste início de 2ª volta que não se conformam, e que vão procurar melhorar o desempenho que tiveram até aqui.
 
Na Zona Norte o factor casa voltou a ser regra na totalidade dos 5 jogos que se disputaram. Os Salesianos corrigiram a derrota da 1ª jornada com o Beira-Mar por 22 pontos, vencendo agora por 14. O Infante de Montemor, que havia perdido na 1ª jornada por 16 pontos com o Gaia, venceu desta vez por 10. A Sanjoanense viu interrompida a sua série de vitórias consecutivas às mãos do Vale de Cambra, que assim corrigiu o percalço que registou na jornada anterior. Nos 2 restantes jogos, vitórias por larga margem do Guifões sobre os Atómicos, e dos Olivais sobre o União da Madeira.
 
Com estes resultados, os extremos superior e inferior da tabela ficaram mais destacados. O FC Porto, único só com 1 derrota mas com 1 jogo em atraso e o Vale de Cambra com 2 derrotas, estão mais afastados na frente, enquanto União da Madeira e Atómicos estão mais afastados atrás, e sem sinais de recuperação. O meio da tabela ficou mais compacto, com o Gaia a manter-se em 3º mas mais longe dos da frente, e Salesianos a manter-se em 10º mas mais próximo do grupo central constituído por Guifões, Sanjoanense, Infante de Montemor, Olivais, Beira-Mar e Valença.
 
Na Zona Sul, o Albufeira desforrou-se da derrota por 37 pontos ante o Imortal na 1ª jornada, e venceu agora por 18. O Moscavide, derrotado em casa por 3 pontos na 1ª jornada, foi agora vencer fora o CA Queluz por 10. O Olhanense devolveu a derrota em casa na 1ª volta com o Montijo por 37 pontos, vencendo agora fora por 5. O Benfica venceu em casa o Atlético por 15 pontos, mas sem facilidades, enquanto Micaelense em casa e Algés fora, bateram por diferenças claras respectivamente Basket Queluz e Cruz-Quebradense.
 
Também na Zona Sul esta jornada ditou o afastamento dos extremos da classificação. Montijo e CA Queluz, ambos derrotados nesta jornada mantêm-se a par no 3º lugar, mas mais longe de Benfica e Algés que continuam a partilhar a 1ª posição. Atlético, Imortal, Moscavide, Micaelense e Olhanense ocupam os lugares do 5º ao 9º, mas o Imortal vai na 4ª derrota consecutiva e parece ter entrado em queda livre. Nos últimos 3 lugares não houve alteração de posições mas o Albufeira (11º) deu um ar da sua graça e aproximou-se do Basket Queluz (10º), avisando que a luta pela fuga à despromoção não está resolvida. O Cruz-Quebradense continua em 12º, e sem ter ganho até agora.
 
Neste período, o CAR Jamor perdeu os dois jogos disputados com o Algés por 73-67 e com o Atlético por 74-59. O CAR Jamor totaliza 5 vitórias e 5 derrotas e este é um balanço que prova o acerto da opção de colocar estes jovens a competir num campeonato de seniores. Aqui encontram a oposição que os ajudará a elevar a sua competitividade.
 
CA Queluz e Moscavide disputaram um encontro em que só no 1º período e início do 3º se mantiveram ambos concentrados. Foram estes os minutos mais equilibrados do jogo. A vantagem do Moscavide no 1º período (15-20) foi conseguida à custa de bom trabalho no ressalto defensivo que permitiu alguns contra-ataques convertidos a partir de passes longos, e condicionamento defensivo das principais armas atacantes do CA Queluz. No reinício o equilíbrio manteve-se, mas a rotação do Moscavide resultou melhor. O princípio da “bola dentro, bola fora” foi bem aplicado e a diferença foi subindo. A jovem equipa do CA Queluz abanou, perdeu a concentração, e os últimos minutos da 1ª parte foram penosos para os da casa, que chegaram ao intervalo a perder por 24-41. Mas o intervalo trouxe novo alento ao CA Queluz, que reequilibrou o jogo e iniciou a diminuição da diferença. Próximo do final do período, o CA Queluz passou a defender uma zona a que o Moscavide não se conseguiu adaptar e aproximou-se até 10 pontos (40-50 no fim do 3º período). No início do último período manteve-se o ascendente do CA Queluz, que conseguiu levar a diferença até 6 pontos. Mas as duas equipas foram-se mostrando crescentemente nervosas, e este foi o período pior jogado. O Moscavide em vantagem, a fazer ataques de curta duração, e o CA Queluz a procurar lançar demasiado rápido, seleccionando mal as situações. Nestas circunstâncias, é habitual ganhar quem consegue manter a cabeça fria. Neste caso, entre duas cabeças quentes, venceu quem trazia vantagem. O final do jogo foi uma sucessão de lançamentos falhados pelo CA Queluz, seguidos de penetrações precipitadas do Moscavide com falta, mas falhando os lances livres. Foi ainda de lance livre (4 convertidos depois de falhar 8 seguidos) que o Moscavide fechou o resultado em 53-63. Ambas as equipas tiveram períodos positivos mostrando bom jogo, mas não conseguiram ser consistentes todo o tempo. O CA Queluz teve um início de campeonato fulgurante, mas tem vindo a reagir mal às derrotas, evidenciando uma ansiedade que não era visível na 1ª parte da época. Nada de muito surpreendente numa equipa tão jovem, mas árdua será a tarefa do treinador para conseguir restaurar os níveis de confiança da equipa, de forma a confirmar no Play-off as expectativas que criou. A irregularidade do Moscavide no campeonato não se explica pelas mesmas razões já que conta com mais experiência na equipa, mas a jogos bem conseguidos têm-se sempre seguido quebras de rendimento. Neste encontro já apresentou mais jogadores em condições de entrarem na rotação, o que foi determinante para a vitória. Dá a sensação de ser uma das equipas do CNB1 que se conseguir manter intensidade de treino e concentração no jogo, pode elevar muito o nível do que tem feito até agora.
 
No próximo fim-de-semana disputa-se a 13ª jornada e 1 jogo em atraso da 12ª jornada da Zona Norte.
 
Zona Norte
Dia 23 de Janeiro
Sanjoanense-Beira-Mar às 17.00h no Pav. Mun. Paulo Pinto
Atómicos-Infante de Montemor às 17.00h no Pav. Oliveira do Bairro
Salesianos-FC Porto às 18.00h no Colégio Orfãos do Porto
Gaia-Vale de Cambra às 18.00h no Pav. do Gaia
Valença-Olivais às 21.00h no Mun. Valença
 
Dia 24 de Janeiro
FC Porto-Valença às 17.00h no CDC Matosinhos
União da Madeira-Guifões às 18.30h no Pav. B. Perestrelo
 
Zona Sul
22 de Janeiro
Atlético-Montijo às 21.30h na Tapadinha
 
23 de Janeiro
Algés-Benfica às 16.00h no Pav. Gomes Pereira
Imortal-Micaelense às 18.30h no Pav. EBS Vale Pedra
Basket Queluz-CA Queluz às 21.00h no Pav. Henrique Miranda
Moscavide-Cruz-Quebradense às 21.00h no Pav. do Moscavide
 
24 de Janeiro
Olhanense-Albufeira às 17.30h no Ginásio do Olhanense.
 
 
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária