Um ano depois de terem estado na mesma situação, AD Vagos e Olivais voltam a esgrimir argumentos tendo em vista a conquista do título da Liga Feminina.
Ambos os contendores estão na final do play-off por mérito próprio, demonstrando que são efectivamente as duas equipas mais fortes do momento. Não foi por acaso que terminaram a fase regular nas duas primeiras posições, AD Vagos na frente com apenas duas derrotas, seguido do Olivais com mais um desaire.
Passando as duas primeiras eliminatórias do play-off com mais ou menos facilidade (2-0), apenas com a excepção do Vagos que necessitou de terceiro jogo para afastar o União da Madeira (perdeu na Madeira onde jogou desfalcado de Clarissa, então lesionada), qualquer dos finalistas apresenta-se na máxima força tendo como objectivo o título de campeão nacional. A final, disputada à melhor de 5 (vence quem ganhar 3 jogos), inicia-se este fim-de-semana em casa do melhor classificado da fase regular.
Para as campeãs nacionais em título (Olivais) a estratégia conducente à revalidação do ceptro passa por "picar" um dos jogos deste fim-de-semana, mas que a tarefa não vai ser fácil disso não temos dúvidas. As anfitriãs não querem deixar os seus créditos por mãos alheias e agora Nuno Ferreira já pode contar com uma das suas pedras mais experientes, Raquel Soares, que teve uma época azarada com muito tempo ausente por lesões. É mais um argumento na cartola do técnico vaguense, que pode ser de grande utilidade nos momentos decisivos, em que por vezes a juventude vacila.
Na presente temporada as duas formações já se defrontaram 4 vezes: na Supertaça (vitória da AD Vagos por 65-58), na fase regular do campeonato (triunfos repartidos do Vagos por 76-59 e do Olivais por 78-47) e nas meias-finais da Taça de Portugal, quando o Olivais venceu por 73-68. Feito o balanço êxitos repartidos, mas em termos de troféus arrecadados esta época são as vaguenses que levam vantagem (Supertaça e Taça Vítor Hugo), com as olivanenses a revalidar a posse da Taça de Portugal.
Irá ser uma luta titânica, com os dois conjuntos a apostarem nas suas armas. Quem conseguir uma maior eficácia de lançamento e cometer menos erros, terá certamente vantagem. As duas equipas conhecem-se muito bem e por isso a eliminatória será resolvida nos detalhes. Estão lançados os dados. Que haja espectáculo, luta leal e desportivismo, são os nossos votos.
Calendário
Sábado (8 de Maio)
AD Vagos-Olivais (16h00), no Pavilhão Municipal de Vagos
Domingo (9 de Maio)
AD Vagos.Olivais (17h30), no mesmo recinto