Com quatro das oito equipas que disputarão os quartos-de-final, a Liga ACB comprova a sua posição dominadora no espectro europeu.
O grande jogo da última jornada do Top16 da Euroliga disputou-se em Valência, onde o Power Electronics e o Fenerbahce Ulker lutavam por uma vaga na fase seguinte. E que grande jogo assistimos! A equipa turca entrou melhor na partida, mas os homens de Pesic logo equilibraram a contenda. No segundo período, começou o verdadeiro espectáculo. Uma defesa sempre muito segura, um ataque decidido e capaz de encontrar fantásticos triplos sempre que os turcos se aproximavam no marcador. O pavilhão estava cheio e vibrava com o sucesso da equipa valenciana(82-68), onde Omar Cook (6 pontos, 11 assistências), Nando de Colo (15 pontos) e Robertas Javtokas (15 pontos, 5 ressaltos) foram os jogadores que mais sobressaíram. Do lado do Fenerbahce, os 20 pontos de Emir Preldzic não chegaram para levar a sua equipa a atingir o objectivo.
No Grupo E, tudo estava ainda em aberto, mas os favoritos Panathinaikos e Caja Laboral acabaram por confirmar as suas posições na fase seguinte. A surpresa da jornada foi a terrível derrota do Real Madrid na recepção ao Montepaschi Siena (77-95), com os adeptos da casa a começarem a abandonar o pavilhão a meio do 3º período! Nota ainda para a vitória do Partizan Belgrado frente os Efes Pilsen (67-65), o que permitiu que nenhuma equipa acabasse esta fase sem ganhar.
Assim, no próximo dia 22 de Março, poderemos assistir ao início da fase decisiva desta competição, cuja Final Four será disputada em Barcelona. Os jogos dos quartos-de-final são os seguintes:
Caja Laboral (ESP) – Maccabi Telavive (ISR)
Real Madrid (ESP) – Power Electronics Valência (ESP)
Olympiacos (GRE) – Montepaschi Siena (ITA)
Regal Barcelona (ESP) – Panathinaikos (GRE)