Já se trabalha a todo o gás na recém-criada Escola de Basquetebol Gaeirense com os diferentes escalões (níveis) de formação a ser criados de acordo com as idades dos jovens atletas.
As excelentes condições criadas pelo município de Óbidos com a construção dos Complexos Escolares permitiram à Escola de Basquetebol Gaeirense a criação de diferentes pólos de desenvolvimento da modalidade dividindo-se nos seguintes horários e locais:
Escalão / nível de formação - Mini-8 / Mini_10 / Mini_12
- Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos) 2ª e 4ª-feira das 17h45 » 18h45
- Complexo Escolar do Alvito (Gaeiras) 3ª e 5ª-feira das 17h45 » 18h45
- Complexo Escolar do Furadouro (Amoreira) 4ª e 6ª-feira das 17h45 » 18h45 (Início em Janeiro de 2013)
Escalão / nível de formação - Sub14 / Sub16 / Sub18
- Pavilhão Municipal de Óbidos (Óbidos) 4ª-feira das 20h00 » 21h30
- Pavilhão Municipal de Óbidos (Óbidos) 6ª-feira das 19h30 » 21h00
Importa referir que cada equipa é devidamente acompanhada por treinadores credenciados pela Federação Portuguesa de Basquetebol.
De forma a que todos os alunos das diferentes instituições escolares possam ter conhecimento da Escola de Basquetebol Gaeirense estão a ser realizadas demonstrações em período escolar contando-se com a participação de todas as turmas.
OralMed Caldas da Rainha apoia a Escola de Basquetebol Gaeirense
Parceiro oficial da SCR Gaeirense desde 2011 a clínica dentária OralMED Caldas da Rainha continua a apoiar de forma decisiva permitindo a prática desportiva a centenas de jovens contribuindo para a sua saúde e bem-estar. É um excelente exemplo de cidadania e apoio à sociedade e população local.
Escola de Basquetebol Gaeirense
A Escola de Basquetebol Gaeirense nasce com o sucesso e a vanguarda da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, depois dos êxitos e notabilidade alcançados ao longo dos mais de 60 anos de história, por onde passaram milhares de atletas e encarregados de educação, a Escola de Basquetebol Gaeirense surge especificamente para a modalidade de basquetebol, desporto que se afirma no concelho de Óbidos desde 2004 através da SCR Gaeirense.
Com uma aposta clara na qualificação dos treinadores, no aproveitamento de instalações de referência para a prática do basquetebol e em novos métodos de trabalho, a Escola de Basquetebol Gaeirense pretende potenciar o aparecimento de novos talentos para o basquetebol nacional e ajudar os encarregados de educação no processo de crescimento dos seus educandos. O conceito transpõe as barreiras meramente desportivas e procura chegar mais longe, abraçando áreas pedagógicas como a nutrição, a cidadania, a geografia e o respeito pelo meio ambiente.
Metodologia
A nossa metodologia assenta numa Filosofia de ensino inovadora sustentada por duas premissas fundamentais:
- Ensino do Basquetebol ajustado à idade e capacidade de desempenho do atleta;
- Ensino integrado de Áreas Pedagógicas (Cidadania, Saúde, Ambiente…) nos treinos e nos diversos eventos desportivos.
Para dar uma resposta adequada ao nível etário e ao nível de jogo de cada aluno, a Escola de Basquetebol Gaeirense, delimita 6 níveis de ensino conforme recomendação da Federação Portuguesa de Basquetebol, tendo cada um deles preocupações e conteúdos específicos a desenvolver numa lógica de progressão sustentada, e que varia de acordo com a frequência semanal de treinos de cada grupo e com a faixa etária correspondente.
Os 6 níveis são:
- 1º nível (misto)--» Mini 8 - Atletas nascidos em 2005-2006 (*2007 conforme análise prévia)
- 2º nível (misto)--» Mini 10 - Atletas nascidos em 2003-2004
- 3º nível (misto)--» Mini 12 - Atletas nascidos em 2001-2002
- 4º nível (masculino / feminino)--» Sub 14 - Atletas nascidos em 1999-2000
- 5º nível (masculino / feminino)--» Sub 16 - Atletas nascidos em 1997-1998
- 6º nível (masculino / feminino)--» Sub 18 - Atletas nascidos em 1995-1996
A Metodologia vigente na Escola de Basquetebol Gaeirense promove uma infinidade de estratégias para desenvolver a capacidade de cada jovem rapaz ou rapariga se tornar competente no jogo. O uso de estratégias que promovam a competitividade saudável, assim como outras que favoreçam a criação de hábitos de treino, são peças fulcrais no desenvolvimento humano dos nossos atletas. Para atingir estes objectivos devemos dar maior atenção aos seguintes aspectos:
- Fomento da capacidade de trabalho e sacrifício nas tarefas diárias;
- Riqueza técnica que permita encontrar soluções rápidas em diferentes situações de treino e jogo;
- Leitura e interpretação do jogo de maneira a facilitar a tomada de decisões;
- Jogos com bolas de tamanho variado, sendo que cada uma proporciona uma diferente estimulação;
- Experimentação e criatividade individual de cada jogador tem que ser potenciada, para facilitar que “os nossos jogadores pensem pela sua cabeça”;
- Pensar o jogo e o treino de maneira a encontrar soluções de forma autónoma, e alimentar a sua auto-estima.
Actividades paralelas
Para além dos treinos semanais serão criadas actividades sazonais com especial objectivo de contribuir para o desenvolvimento de espírito de grupo e entreajuda, auto-estima, capacidade de ultrapassar obstáculos, (…) essenciais para o crescimento sustentado dos nossos jovens.
- Campos de férias;
- Especialização técnica;
- poio psicológico;
- Outras
Os responsáveis pela Escola de Basquetebol Gaeirense desejam a todos uma boa época desportiva e que os frutos de todos estes ensinamentos sejam visíveis na vida diária.
Comentários
Grande abraço e obrigado pelo apoio.
Abraço também ao Sérgio Rosmaninho e à Ana Pinto.
Estas são notícias que gosto de ler, continuação de bom trabalho e um abraço.