O teste mais difícil
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias O teste mais difícil

O teste mais difícil

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

Miami Heat frente a frente com os Indiana PacersA final da conferência Este coloca os campeões em título Miami Heat frente a frente com os Indiana Pacers, justos finalistas depois de eliminarem os New York Knicks.

É o confronto entre as duas melhores equipas da conferência e o primeiro teste verdadeiramente sério à hegemonia manifestada pelos de Miami nos últimos tempos. Lebron James e companhia têm estado praticamente imparáveis, tendo vencido 45 dos seus últimos 48 jogos e são claros favoritos a seguir em frente. Contudo, do outro lado está o conjunto mais bem preparado da zona Este para complicar as contas aos campeões.

Nas meias finais de conferência, os Heat não sentiram grandes dificuldades em ultrapassar os debilitados Bulls. Apesar do susto inicial, com a derrota no jogo 1 que se terá ficado a dever ao elevado número de dias de intervalo entre a primeira e a segunda eliminatória dos playoffs, os Heat rapidamente tomaram o controlo da série não dando quaisquer hipóteses ao conjunto de Chicago, que nunca encontrou soluções para ultrapassar a forte defesa de Miami.

Já os Pacers deram uma demonstração de força ao eliminarem os New York Knicks. Depois de ganharem a vantagem do factor casa ao vencer o jogo 1 em NY, os Pacers cumpriram e venceram os restantes três jogos no seu reduto, acabando com as aspirações de Carmelo Anthony e dos seus Knicks. A forte defesa e o domínio do jogo interior foram os grandes trunfos do conjunto liderado por Frank Vogel, que contou com a inspiração de vários dos seus atletas. Ao longo da série, Paul George foi o mais consistente e tambem o melhor marcador (19.5 PPJ) dos de Indiana, contudo, não deixa de ser notório que nas quatro vitórias do conjunto, o melhor marcador tenha sido sempre outro: West, Hibbert, Hill e Stephenson.

Miami Heat (1) - Indiana Pacers (3)

A rivalidade entre os dois conjuntos não é de hoje. Recorde-se que no ano passado, Heat e Pacers se encontraram na segunda ronda da conferência e depois de Indiana se ter colocado a vencer por 2-1, os Heat reagiram, venceram o jogo 4 e fecharam a série em 6 jogos, naquele que foi o início da caminhada triunfal do conjunto de Miami rumo ao título. Talvez por terem sentido que poderiam ter ganho a série e eventualmente atingido outros voos, os Pacers acreditam que esta é a hora da desforra. Um ano volvido, é notória a evolução não só dos Pacers como tambem dos Heat, pelo que é expectável que a eliminatória seja ainda mais interessante.

Depois de ter conquistado o primeiro título, Lebron James justificou finalmente a sua alcunha "King James" assumindo agora indiscutivelmente o estatuto de melhor jogador da competição. E mesmo com Dwyane Wade algo limitado fisicamente, os Heat podem este ano contar com Chris Bosh (lesionou-se no jogo 1 da eliminatória com os Pacers na época passada) e mantêm a estrutura base que lhes valeu o título no ano passado, reforçada ainda com o pistoleiro Ray Allen.

A mentalidade defensiva continua a estar no centro das atenções de Erik Spoelstra e dos seus Heat que fazendo uso da enorme capacidade física dos seus atletas, condicionam e asfixiam o jogo dos seus adversários, obrigando-os a recorrer a soluções muito mais difíceis para encontrar o caminho do cesto. A intensa pressão defensiva possibilita ainda aos Heat a obtenção de pontos fáceis através de rápidos contra-ataques. E quando as soluções escasseiam, nada melhor do que dar a bola a Lebron e esperar que este resolva ou crie situações de tiro fáceis para os seus companheiros.

Os Pacers são um dos mais consistentes conjuntos da liga. Têm tambem uma forte mentalidade defensiva alicerçada na presença física de Roy Hibbert e no atleticismo de Paul George. No ataque, Frank Vogel dará seguramente indicações para carregar no jogo interior, confiando a Hibbert e West a tarefa de atacar o menos forte jogo interior dos Heat. Por aqui passará qualquer eventual sucesso que os Pacers poderão ter nesta eliminatória, sobretudo porque a jogar como jogaram contra os Knicks, Hibbert e West deverão ser continuar a dominar as zonas próximas do cesto. No jogo exterior, a oposição é outra, mas caso Hill, George e Stephenson estejam inspirados, estes Pacers podem complicar e muito a vida aos campeões.

Será interessante ver de que forma Heat e Pacers responderão às variações vindas dos respectivos bancos. É de esperar que Spoelstra prescinda de um poste puro e coloque Bosh a 5 e Lebron ou Battier a 4, ficando assim com um cinco mais rápido e móvel e com vários atiradores. Como irão os Pacers defender este cinco? Será que Vogel não baixa tambem a estatura do seu cinco ou tenta ajustar a defesa para tentar tirar vantagem dos centímetros no ataque. Numa eliminatória intensa como esta, a imprevisibilidade do vencedor só não é maior porque os Heat e Lebron parecem estar melhores que nunca. Como tal aposto na vitória dos Heat em 6 jogos.

A minha aposta: Miami Heat 4 - 2 Indiana Pacers

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária