A Associação Portuguesa de Deficientes de Braga (APD Braga) venceu em casa a APD Sintra por 66-31 pontos, validando assim o passaporte para a final do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas.
A final será disputada à melhor de três jogos contra a equipa de Leiria, nos dias 15, 16, 22, 23 e 29 de junho.
Com esta vitória, os atletas bracarenses garantiram o acesso à 3ª final consecutiva, confirmando assim a qualidade do seu jogo, fruto da exemplar entrega de todos os jogadores. Agora, e após 13 jogos consecutivos sem conhecer a derrota, a APD Braga ambiciona o primeiro título de Campeão Nacional, numa época promissora em que venceu também a Taça de Portugal. Para a final, e não obstante a reconhecida capacidade da equipa adversária, Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, “acredita na vitória, uma vez que nesta época já derrotámos algumas vezes esta equipa. Ainda assim, serão jogos difíceis em que vamos pôr em campo toda a nossa concentração e talento para garantir que também trazemos para Braga este título.”
O jogo disputado no passado sábado no Pavilhão Municipal Ferreiros, em Braga, foi uma vitória rumo à final, mas também um momento ímpar de divulgação da modalidade. Este foi o primeiro jogo em cadeira de rodas transmitido em livestreaming no nosso país, tendo contado ainda com a maior assistência de sempre num jogo deste género, prova de que a modalidade começa a despertar o interesse do público.
Em Braga estiveram também vários elementos de equipas profissionais de outros países, em especial de Espanha, que estão a preparar a próxima época. Para Ricardo Vieira “a época das contratações está aberta e o interesse de equipas profissionais nos nossos atletas é uma realidade que nos deixa divididos: por um lado, é a prova de que o nosso esforço e qualidade são reconhecidos, por outro, significa o risco de perdermos alguns dos nossos melhores atletas muito em breve, caso recebam propostas ambiciosas”.
No jogo marcaram também presença responsáveis políticos da cidade, designadamente os candidatos à presidência da Câmara de Braga Ricardo Rio (PSD) e Vítor Sousa (PS), em apoio à equipa e à modalidade. Um representante do IPDJ também fez questão de marcar presença no pavilhão, sinal de uma maior proximidade das estruturas governamentais junto do desporto adaptado, ocupação essencial para o bem-estar e qualidade de vida de centenas de praticantes.
Ficha Técnica
- Local: Pavilhão Municipal Ferreiros, Braga
- Data: 25 de maio, 17H00
- Resultado: 66–31
- Parciais: 1º Período 23 – 08; 2º Período 17 – 04; 3º Período 18 – 09; 4º Período 08 – 10
- Árbitros: Gustavo Costa, José Almeida
APD Braga: M, Dias (31); A, Azevedo (16); F, Carneiro; J, Palmeira (7); S, Nogueira (4) – Cinco inicial, F, Costa (6); M, Vieira; M, Mendes; R, Mendes; H, Morgado (2); H, Sousa
APD Sintra: P, Gonçalves (7); J, Delgado; J, Cardoso (7); R, Lourenço (6); P, Fonseca – Cinco inicial, P, Dias (7); I, Levy (3); V, Monteiro (1)