Sub-20 lusas vencem
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-20 FEMININOS Sub20 Femininos: Noticias Sub-20 lusas vencem

Sub-20 lusas vencem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altPortugal rectificou esta tarde em Albena, a derrota da véspera ante a Bulgária no seu 2º jogo de preparação em solo búlgaro, antes do início do Europeu de Sub-20 Femininos, Divisão B, cujo arranque é já na 5ª feira.

As comandadas de Eugénio Rodrigues entraram determinadas a controlar o jogo logo desde o apito inicial e chegaram a 1-5 com naturalidade. Todavia a Bulgária não baixou os braços, reagiu e terminou o 1º quarto na frente (13-7).

No 2º período (8-15) uma série de turnovers cometidos pelas nossas representantes permitiu que as anfitriãs aumentassem a vantagem para 19-10, mas a partir daí Portugal passou a exercer uma pressão mais alta obrigando o adversário a cometer erros e assim consumou-se a reviravolta quando se atingiu o intervalo (21-22).

O 3º quarto (14-15) foi muito equilibrado, com o seleccionado luso a jogar confiante no seu valor, a despeito de não contar ainda com Laura Ferreira, por opção da equipa técnica.

Um triplo (35-39) a abrir os derradeiros 10 minutos foi a pedra de toque para que a selecção portuguesa acreditasse. Agressivas a defender e atacando o cesto com determinação, as jogadoras lusas obrigaram as suas opositoras a carregarem-se de faltas, motivando mesmo a exclusão de Radostina Dimitrova. Mesmo assim a Bulgária reagiu e encostou o resultado (45-46), mas com 1minuto e 50 segundos para jogar Portugal acelerou e cavou a diferença que lhe permitiu vencer com justiça.                       

Resultado final: Bulgária 45-53 Portugal

Nas vencedoras a mais valiosa foi a extremo/poste Inês Pinto (13,0 de valorização) ao anotar 5 pontos, 2 ressaltos defensivos, 3 roubos e 5 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres. Foi bem acompanhada por Jessica Almeida (13 pontos, 5 ressaltos sendo 3 ofensivos, 2 roubos e 3 faltas provocadas) e Inês Viana (6 pontos, 1/1 nos triplos, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo, duas assistências, 9 roubos e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres). Bons contributos também de Joana Canastra (7 pontos, 3/4 nos duplos, 3 ressaltos sendo 2 ofensivos e 2 roubos) e Mafalda Guerreiro (9 pontos, 1/1 nos triplos, 6 ressaltos sendo 4 ofensivos e 3 roubos).

Na selecção da Bulgária destaque para a MVP da partida (19,0 de valorização), a poste Gabriela Kostova (9 pontos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, 1 desarme de lançamento e 4 faltas provocadas com 5/7 nos lances livres). Foi bem secundada pela atiradora Iva Kostova (13 pontos, 3/8 nos triplos, 4 ressaltos defensivos e 7 roubos) e por Radostina Dimitrova (4 pontos, 6 ressaltos defensivos e 3 roubos).

A vitória lusa assentou basicamente no equilibrar das tabelas (31 ressaltos para cada lado), mas com a particularidade de voltarmos a ganhar mais ressaltos ofensivos (17) que defensivos (14), no maior número de roubos (16-28) e por temos cometido menos erros (35-29 turnovers). Também se registou uma ligeira melhoria na eficácia de lançamentos de campo (37%-33%). O elevado número de roubos (28) e os 17 ressaltos ofensivos deram-nos muito mais posses de bola, disso sendo reflexo os 58 lançamentos de campo que dispusemos, contra apenas 38 das búlgaras.

Ficha de jogo

Hall Sports, em Albena

Bulgária (45) – Borislava Hristova (4), Iva Kostova (13), Svetoslavova (2), Tutundgieva (4) e Gabriela Kostova (9); Radostina Dimitrova (4), Kalina Aksentyeva (6), Yana Kozumarova (1), Iva Georgieva, Zlatina Dimitrova (2) e Martina Nikolova

Portugal (53) – Jessica Almeida (13), Inês Viana (6), Joana Jesus (9), Inês Pinto (5) e Nádia Fernandes; Joana Canastra (7), Mafalda Guerreiro (9), Jessica Costa (2), Raquel Jamanca e Joana Alves (2)

Por períodos: 13-7, 8-15, 14-15, 10-17        

Árbitros: Stanimir Rusev e Petar Petrov

A equipa portuguesa tem agora mais dois dias para acertar as agulhas tendo em vista o primeiro adversário (Israel), em jogo marcado para 5ª feira às 15H00 locais (13H00 portuguesas).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária