Espanha sobrevive
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Espanha sobrevive

Espanha sobrevive

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altÀ entrada da última jornada no grupo F, era sabido que um destes históricos do basquetebol europeu, Espanha ou Grécia, seria eliminado.

Numa jornada tirada a papel químico da véspera, se exceptuarmos os prolongamentos, a questão do apuramento ficou decidida logo no primeiro jogo do dia com a vitória da Croácia frente à Grécia, que garantiu desde logo o apuramento à Espanha. Foi um filme em tudo idêntico ao ocorrido no dia anterior no grupo E, em que a Ucrânia, mesmo perdendo o seu jogo, beneficiou da derrota da Letónia para consumar o apuramento.

Croácia 92 – 88 Grécia

Foram necessários dois prolongamentos para se encontrar o vencedor deste emocionante encontro que podia ter caído para qualquer um dos lados. A Croácia já estava apurada, mas jogava pela liderança do grupo que lhe valia o confronto com a 4ª classificada do grupo E, Ucrânia. Já a Grécia estava enconstada às cordas e precisava da vitória para manter as aspirações de continuar em prova. O jogo foi decidido nos detalhes com o desgaste físico de alguns atletas a fazer-se sentir nos momentos finais. Foi o caso de Zisis (14 pontos e 5 assistências) que passou de herói a vilão em poucos minutos. Foi das suas mãos que saiu o triplo que empatou a partida no final do tempo regulamentar, levando o jogo para prolongamento. Mas tambem foi ele que falhou duas bandejas, uma em cada um dos prolongamentos, que poderiam ter conduzido o jogo a outro desfecho. Pelos croatas, Bogdanovic (22 e 4 ressaltos) foi a grande figura ao aparecer em grande na fase decisiva do desafio para liderar a sua equipa ao triunfo. De destacar ainda o grande desempenho dos postes Tomic (15 e 12) e Bourousis (21 e 9), que travaram entre si um intenso duelo.

Itália 86 – 81 Espanha

Quando entraram em campo, italianos e espanhóis sabiam que iriam estar nos quartos-de-final e que “apenas” estaria em discussão os 3º e 4º lugares do grupo. Mas nem por isso o jogo teve menos emoção, com ambos os conjuntos a darem tudo pela vitória. Tal como no jogo anterior, foi tambem necessário recorrer a um prolongamento, depois de Datome ter concretizado um lançamento praticamente sob o apito para empatar a partida a 70. Isto depois da Itália ter estado a perder por 15 pontos de diferença no decurso do 4º período. Na fase complementar, a Itália aproveitou a embalagem e disparou para a vitória com Gentile (25 pontos e 7 ressaltos) em grande destaque. Do lado espanhol, Marc Gasol (32 e 10) foi enorme, mas não chegou para levar o seu conjunto à vitória.

Finlândia 92 – 76 Eslovénia

No jogo menos interessante do dia e em que nada havia por decidir, a Finlândia jogou pelo seu orgulho perante uma Eslovénia que aproveitou para dar descanso aos seus atletas mais utilizados, nomeadamente o base Goran Dragic, que jogou apenas 5 minutos. A Finlândia aproveitou a ausência de pressão e o clima de descontração com que se jogou este encontro para obter uns fantásticos 53% da linha de 3 pontos, que estiveram na base da vitória. Koponen (14 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências) e Lee (17 e 6) pela Finlândia e Nachbar (15 e 5) pela Eslovénia foram os melhores.

Classificação Grupo F

1.    Croácia 4-1
2.    Eslovénia 3-2
3.    Itália 3-2
4.    Espanha 2-3
5.    Finlândia 2-3
6.    Grécia 1-4

Com os resultados de hoje, a classificação não se alterou com a Espanha a apurar-se juntamente com a Croácia, Eslovénia e Itália para os quartos-de-final da competição.

O calendário dita agora que os primeiros classificados de cada um dos grupos (E e F) enfrentem os quartos classificados do outro grupo. Da mesma forma que os segundos e terceiros classificados se defrontam nas outras duas eliminatórias. Assim sendo, depois de mais um dia de descanso nesta terça-feira, disputam-se amanhã os dois primeiros encontros relativos aos quartos-de-final e na quinta-feira jogam-se as outras duas partidas. Os vencedores seguem para as meias-finais, enquanto os derrotados competirão pelas posições entre o 5º e 8º lugares.

Calendário dos quartos-de-final

Quarta-feira, dia 18

Sérvia - Espanha
Eslovénia - França

Quinta-feira, dia 19

Croácia - Ucrânia
Lituânia - Itália

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária