Já não há equipas só com vitórias na VIª edição da LPB, depois da derrota do Vitória de Guimarães no campo do Algés. Benfica e Ovarense regressaram às vitórias enquanto Académica e Lusitânia continuam em branco.
O jogo de Algés opôs duas equipas, que vinham de vitórias na jornada anterior. O Algés vinha da sua primeira vitória, enquanto o Vitória tinha alcançado a sua terceira diante de um adversário de peso, o SL Benfica. Num jogo em que ambas as equipas deram mais ênfase ao ataque do que à defesa, o segredo acabou por estar na atitude e maior discernimento dos jogadores da casa.
Ao intervalo o resultado era de 49-39 favorável ao Algés. Até lá os vitorianos haviam revelado maiores problemas em parar o Pick-and-Roll do Algés, do que a defesa do Algés evidenciava para parar as penetrações nas situações 1x1 criadas pelo Vitória. E assim se marcaram 88 pontos nos primeiros vinte minutos da partida.
Depois do intervalo, a equipa nortenha mudou a sua defesa para uma zona adaptada, que deu os seus frutos e conseguiu parar a principal arma do Algés até este momento, o Pick-and-Roll. E a três minutos do final, o Vitória passou pela primeira vez para a frente do marcador, no entanto sucessivos turnovers e decisões erradas não permitiram consolidar essa vantagem. O Algés viu a sua oportunidade surgir e através do guerreiro Rui Quintino (MVP do encontro, MVP=23, 15 pts e 9 res) e da inteligência do base António Pires conseguiu chegar a esta saborosa vitoria.
O S.L. Benfica regressou às vitórias, impedindo o Sampaense de repetir a surpresa do Torneio António Prates. O Benfica marcou 97 pontos, e teve no português João “Betinho” Gomes o MVP de encontro (e da jornada) com os seguintes números impressionantes: MVP= 39.5, 26 pts, 7 res, 4 ass, 6 rb e 7 faltas provocadas.
A Ovarense também regressou aos triunfos, vencendo fora o Barcelos. Liderados por André Pinto (MVP=23.5, 15 prs, 9 res, 3 ass e 4 roubos da bola) e pelo base José Barbosa (MVP=18.5), a equipa visitante deu um passo importante para sair da crise do resultados. Do outro lado e depois de um bom começo de época com duas vitórias a abrir, o Barcelos averbou no passado sábado a sua segunda derrota consecutiva.
Na Madeira, o CAB venceu a Oliveirense num jogo sem história, e que ao intervalo (56-25) estava já resolvido para a equipa da casa.
O Maia Basket venceu em Coimbra a Académica, liderando por 18-34 ao intervalo e acabando por vencer por 20 pontos (47-67). O Maia voltou a estar bem do ponto de vista defensivo e Nuno Marçal, que somou mais um duplo-duplo, voltou a assumir o papel de líder da equipa (MVP=20.5, 10 pts e 12 res).
Este domingo o Galitos recebeu e venceu o Lusitânia por esclarecedores 81-53. Miguel Minhava foi o MVP (23) do encontro com 17 pts, 6 res e 5 ass.
Resultados
16 de Novembro
- Algés 78-77 VSC
- BarcelosHotelTerçoGive 62-67 Ovarense Dolce Vita
- S.L. Benfica 97-73 Sampaense Basket
- CAB Madeira 100-74 UD Oliveirense
- Académica 47-67 Maia Basket
17 de Novembro
- Galitos Barreiro Tley 81-53 SC Lusitânia EXPERT
Próxima jornada - 23 de Novembro
- Sampaense Basket - Algés (16H00 - Serafim Marques)
- BarcelosHotelTerçoGive - CAB Madeira (17H30 - Esc Sec Barcelinhos)
- VSC - Galitos Barreiro Tley (18H00 - Pav Vitória SC)
- UD Oliveirense - Académica (21H00 - Dr Salvador Machado)
Próxima jornada - 24 de Novembro
- Ovarense Dolce Vita - SC Lusitânia EXPERT (16H00 - Arena Dolce Vita)
- Maia Basket - S.L. Benfica (16H00 - Mun. Formigueiro)