Nuno Oliveira fez o seu primeiro jogo desde o passado mês de maio, altura em que sofreu uma grave lesão no joelho. Lesão essa que o afastou dos trabalhos da selecção nacional
durante o verão e que o obrigou a falhar também o inicio da época 2013/14 ao serviço do Barcelos. Mas depois de longos meses de ausência, Nuno Oliveira regressou em grande e não só ajudou a sua equipa a ganhar ao Algés, como foi o jogador mais valorizado do encontro com MVP=18, resultantes de 16 pts, 8 res e 2 ass. É caso para dizer: Que regresso do internacional português.
O Barcelos venceu os três primeiros períodos e conseguu aguentar a forte reacção por parte do Algés no último quarto. Os jogadores do Barcelos conseguiram controlar os pontes fortes do adversário durante todo encontro, sendo que a resposta encontrada pelos lisboetas veio dos três atletas mais jovens em campo: Henrique Piedade (22 min, MVP=12), Francisco Amiel (10 min, MVP=12) e Diogo Ventura (17 min, MVP=7.5). Os três marcaram 44% dos pontos da equipa e realizaram 39% das assistências.
Tambem no sábado, o SL Benfica não sentiu dificuldades em derrotar por expressivos 32 pontos de diferença a equipa do CAB Madeira. O triunfo benfiquista ficou decidido no terceiro período, com os encarnados a voltarem dos balneários com uma atitude dominadora, vencendo esse parcial por 25-8.
No último jogo do dia, o Lusitânia recebeu e bateu o estreante Maia Basket. Num duelo entre duas equipas da cauda da tabela, e em que estava em causa a fuga ao último lugar da classificação, a equipa da casa obteve a sua segunda vitória esta época e conseguiu pela primeira vez, ver uma equipa atrás de si.
No domingo o Vitória de Guimarães venceu em casa o Sampaense, com o base da equipa de casa, Pedro Pinto em grande destaque, acabando o jogo com um duplo-duplo 17 pts e 15 ass (MVP=30.5). Pela equipa de San Paio dos Gramaços, o norte-americano Christopher Jr foi o jogador mais valioso em campo, averbando 28 pts (100% de 2pts e LL), 7 res e 4 ass (MVP=37). Este foi o segundo jogo do fim-de-semana para a equipa vimaranense, que na noite de sexta-feira disputou o jogo referente à 10ª jornada frente à UD Oliveirense. A equipa comandada por Fernando Sá venceu tambem este jogo antecipado e segue isolada no segundo posto, logo atrás do Benfica.
A fechar a jornada no domingo, esta mesma Oliverense deu uma grande resposta à recente onda de maus resultados, vencendo fora um dos melhores classificados da prova, o Galitos. Com a dupla de bases em grande evidência, João Reveles (MVP=29.9, 20 pts, 3 res e 9 ass) e João Abreu (MVP=24.5, 15 pts, 3 res e 7 ass) e com a boa contribuição do norte-americano Adrick McKinney que acabou a partida com um duplo-duplo (23 pts e 15 res), o conjunto que viajou de Oliveira de Azeméis decidiu o jogo no terceiro período (10-33) e acabou por vencer por margem confortável.
Resultados
- Galitos Barreiro Tley 68 - 91 UD Oliveirense
- Vitória S.C. 98 - 92 Sampaense Basket
- SC Lusitânia 67 - 53 Maia Basket
- Algés 75 - 76 BarcelosHotelTerçoGive
- S.L. Benfica 90 - 58 CAB Madeira
Próxima jornada - 21 de Dezembro
- CAB Madeira - Algés (15H30 - C.A.B.)
- Ovarense Dolce Vita - Sampaense Basket (16H00 - Arena Dolce Vita)
- BarcelosHotelTerçoGive - Galitos Barreiro Tley (17H30 - Esc Sec Barcelinhos)
- UD Oliveirense - SC Lusitânia EXPERT (21H00 Dr Salvador Machado)
Próxima jornada - 21 de Dezembro
- DOSAPAC/Maia Basket - Vitória S.C. (16.00 - Mun. Formigueiro)