Depois de uma curta paragem, o VI Campeonato da LPB regressou com apenas quatro jogos, já que o quinto encontro referente a esta jornada se havia sido realizado no ano passado.
No dia 13 de Dezembro o Vitoria de Guimarães venceu em casa a UD Oliveirense por 80-57.
Dos quatro encontros realizados este fim de semana, apenas uma equipa, Sampaense, conseguiu utilizar o fator casa a seu favor, subindo assim ao quinto posto da classificação. Nos restantes jogos disputados em Ovar, Barreiro e Angra de Heroísmo, o triunfo sorriu a favor dos visitantes, Benfica, CAB e Barcelos respectivamente.
É importante ainda realçar que este último período de mercado antes dos play-off, que os clubes poderiam aproveitar para reforçar os seus plantéis com novos atletas, não trouxe grandes novidades, ao contrário do que se passou por exemplo na Liga Feminina.
O jogo que opôs o segundo melhor ataque da prova, Samapense à segunda melhor defesa, Maia Basket, foi vencido pelos homens de San Paio de Gramaços por 79-68. A vitória da equipa da casa foi conseguida mesmo sem a participação de Joel Almeida e utilizando apenas 7 jogadores. Os mais efectivos pelo lado do Sampaense vieram do outro lado do Atlântico: Chris Dowe foi o MVP do jogo, averbando 29 pts e 8 res (MVP=32), bem acompanhado pelo seu compatriota Jovonni Shuler MVP=27.5 (23pts e 8 ress). Pelo Maia Basket, Paulo Diamantino foi o atleta mais valorizado, MVP=30 (17pts, 8 res e 2 ass), bem apoiado por Nuno Marçal que apesar de não ter conseguido fazer o seu habitual duplo-duplo, acabou o jogo com 20 pontos e 4 ressaltos.
Com uma exibição de luxo por parte de Seth Doliboa, o SL Benfica conseguiu vencer o detentor do Trofeu António Pratas deste ano, a Ovarense por 75-85. O norte-americano foi o MVP do encontro e da jornada com 37.5 de valorização, falhando apenas 4 dos 17 lançamentos tentados. O extremo-poste encarnado acrescentou à sua conta pessoal 10 ressaltos (duplo-duplo), 2 assistências e 3 faltas provocadas. A equipa da casa foi liderada pelos habituais Sergi Brunet, Miguel Miranda e Fernando Neves, com José Barbosa, André Pinto e Cristóvão Cordeiro a darem tambem os seus contributos, dentro de um sistema de jogo que privilegia o coletivo e em que os números estatísticos ficam distribuídos por todos os jogadores. Contudo, é de realçar as 14 assistências do internacional português José Barbosa.
A equipa do Barcelos, desde que voltou a contar com o internacional Nuno Oliveira, não conhece outro sabor que a vitória. Esta última foi conquistada em casa do Lusitânia, equipa que em apenas quatro jornadas renasceu para a prova ao passar da lanterna vermelha para a luta de acesso aos lugares de play-off. Neste momento a equipa açoriana ocupa o oitavo posto com o mesmo numero de vitória/derrotas (3V/6D) que outras duas equipas, Oliveirense e Ovarense. Num jogo repartido com várias mudanças na liderança do marcador e em que cada equipa venceu dois períodos, o Barcelos acabou por vencer devido à melhor percentagem de nos lançamentos de 3 pontos e aos menos erros cometidos. A equipa da casa foi melhor na luta dos ressaltos (liderados por Marcel Momplaisir, 12 res), mas tal não foi suficiente para evitar o desaire.
Este domingo na visita ao Barreiro, o CAB Madeira acordou ao intervalo, a tempo de dar a volta ao jogo e vencer em casa do Galitos. Com este triunfo, a equipa madeirense cimentou o terceiro lugar na tabela classificativa, após a 10ª jornada. A chave da vitória este nos ressaltos e no melhor controlo de bola, uma vez que as percentagem de lançamento de ambos os conjuntos foram semelhantes. Os madeirenses conquistaram mais 7 ressaltos ofensivos que a equipa da casa e cometeram menos 4 turnovers, o que na prática significa que dispuseram de mais 11 posses da bola decisivas para o triunfo dos visitantes.
Resultados
- Galitos Barreiro Tley 68 - 75 CAB Madeira
- SC Lusitânia EXPERT 70 - 73 Barcelos Hotel Terço Give
- Ovarense Dolce Vita 75 - 85 S.L. Benfica
- Sampaense Basket 79 - 68 DOSAPAC/Maia Basket
- Vitória S.C. 80 - 57 UD Oliveirense
Próxima jornada - 11 de Janeiro
- Barcelos - Vitória S.C. (17H30 - Esc Sec Barcelos)
- UD Oliveirense - Sampaense Basket (21H00 - Dr Salvador Machado)
Próxima jornada - 12 de Janeiro
- CAB Madeira - SC Lusitânia (15H30 - C.A.B.)
- Maia Basket - Ovarense Dolce Vita (16H00 - Mun. Formigueiro)
- S.L. Benfica - Algés (19H00 - Pav. Fidelidade)