Principia esta tarde no Centro de Estágios de Rio Maior, com a concentração marcada para cerca das 15H30, a preparação da selecção nacional de Seniores Femininos, tendo em vista a participação na fase de qualificação do EuroBasket 2015.
Na fase de competição com a duração de 18 dias de calendário, entre o primeiro jogo com a Letónia (em Riga) e o último com a Estónia (em Ponte de Sor), estende-se de 8 a 25 de Junho, num sistema de poule (todos contra todos), a duas voltas, portanto 3 encontros fora e outros tantos em casa. O outro adversário que nos calhou em sorteio (no Grupo C) chama-se Itália, uma selecção conceituada, que esteve sempre na Divisão A, o que por exemplo não acontece com a Estónia, em teoria o nosso opositor mais acessível, com o qual nos cruzámos pelo menos duas vezes, nos Europeus de 2007 e 2009, quando estávamos na Divisão B. E ganhámos sempre (em Tallin e cá em Portugal).
A preparação da nossa selecção feminina mais representativa é naturalmente também afectada pela época de crise transversal à sociedade portuguesa. Os custos de preparação não são baixos e os subsídios estatais têm vindo a sofrer anualmente cortes sucessivos, pelo que uma das soluções é reduzir o tempo de preparação. As autarquias, a braços com dificuldades financeiras, também não podem apoiar como dantes e quando assim é, o leque de soluções é curto e por muito que se queira não se pode inventar. Assim sendo o período de preparação que o seleccionador Ricardo Vasconcelos tem para apresentar uma equipa competitiva fica reduzido a 3 semanas, praticamente.
Nesta 1ª acção que é de observação e termina depois de amanhã (6ª feira após o almoço), o seleccionador convocou apenas 12 jogadoras, não contando com as seleccionadas do CRCQ Lombos e do CAB Madeira, que ainda estão na discussão do título da Liga Feminina (termina este fim de semana, sábado ou eventualmente domingo, em Carcavelos, caso seja necessário desempate). E há outros nomes que constam da lista oficial (alargada) e cuja chegada está prevista por todo o mês de Maio, concretamente a base Michelle Brandão (Universidade Old Dominion) e a poste Luiana Livulo (UC LA), que estudam e jogam nos EUA (campeonato da NCAA), sendo que Michelle é a que chega primeiro (próximo domingo, dia 11), a tempo de integrar o 2º estágio (12 a 21 de Maio).
Este 2º período de preparação reparte-se por Rio Maior (até dia 15, de manhã), viajando a equipa ao princípio da tarde para a Eslovénia (Kranjska Gora), onde estão programados 4 jogos de preparação (primeiro a 16 e 17 com a congénere da Eslovénia) e depois com a Macedónia (no mesmo local, a 19 e 20). O regresso a Portugal está previsto para dia 21, à noite.
Jogadoras convocadas
- Ana Oliveira (AD Vagos)
- Aurelie Pinto (Brive Correze/França)
- Carla Nascimento (CB Al-Qázares/Espanha)
- Cesária Ambrósio (Martigny/Suiça)
- Daniela Domingues (AD Vagos)
- Dora Duarte (Algés)
- Francisca Braga (Lousada AC)
- Inês Faustino (Algés)
- Joana Jesus (AD Vagos)
- Laura Ferreira (GDESSA)
- Lavínia Silva (Algés)
- Sofia Silva (Cadi ICG S./Espanha)
Responsáveis
- Ricardo Vasconcelos (Seleccionador Nacional)
- Nuno Manaia (Secretário-Técnico)
- Nádia Palongo (Fisioterapeuta)
- José Tolentino (Dirigente)